Retrô: os programas infantis da Cultura nos anos 90 – Parte II

A turma da Cultura era boa demaaaaais!...

A turma da Cultura era boa demaaaaais!...

Você já matou as saudades dos programas originais da emissora. Que tal agora rever os desenhos e seriados importados de outros países?

Com o sucesso do post anterior e os vários pedidos de vocês – amados, idolatrados, salve-salve leitores –, eis agora a segunda parte de nossa viagem cultural à década passada, quando muitos de nós éramos apenas infantes trêfegos e pueris (aff!… :D ).

Portanto, agarrem-se à poltrona, segurem as lágrimas nostálgicas e embarquem em mais uma parada de nossa turnê. Let’s Go!

.

Além dos programas que nós conferimos na primeira parte deste retrô, a TV Cultura se destacava também por exibir seriados e desenhos separadamente na programação. Listarei aqui apenas aqueles que verdadeiramente se tornaram clássicos e que tiveram relevante repercussão entre o público. Então, vamos lá:

Animais do Bosque dos Vinténs

Vê se lembra: Baseado no livro Animals of Farthing Woods, do britânico Colin Dann, Animais do Bosque dos Vinténs foi uma série animada produzida pela BBC de Londres e que contou com três temporadas. Contava a história de um grupo de animais que era forçado a sair do bosque em que vivia devido à invasão do homem, que destruíra seu habitat natural. Após se safarem de um grande incêndio, todos decidem migrar para o Parque da Corsa Branca, um lugar onde eles supostamente teriam melhores perspectivas de vida. A raposa macho, líder do grupo, era dublada por Élcio Sodré – que também fazia a voz do Shiryu de Dragão, em Os Cavaleiros do Zodíaco, que era exibido na Rede Manchete (atual RedeTV!).

Por que é clássico: Poucos desenhos tiveram um enredo tão profundo e dramático quanto Animais. O desenho trazia excelentes lições às crianças, como os desafios que devemos superar na vida, a socialização entre diferentes raças, noções de solidariedade e respeito ao meio ambiente. Para alcançar os seus objetivos, o enredo tratava de mexer fortemente com o seu público, apresentando personagens que lutavam por sua sobrevivência e, muitas vezes, acabavam não resistindo. E era assim, num cenário bem próximo às adversidades da vida real, que Animais narrava suas histórias – e levava os seus telespectadores às lágrimas. :P A Cultura exibiu as duas primeiras temporadas. A terceira e última foi comprada pela Record, que pretendia exibi-la em seu extinto Agente G. Porém, o desfecho da série jamais foi exibido até hoje. A seguir, a abertura do desenho:

.

A Pedra do Sonho

Vê se lembra: Original da ITV, do Reino Unido, A Pedra do Sonho retratava a incessante batalha entre o mundo dos sonhos e o dos pesadelos. A pedra que dá nome à série é um precioso artefato guardado pelo Senhor dos Sonhos, um sábio mágico que a usa todas as noites para emitir bons sonhos ao mundo inteiro. Ele é ajudado pelos Noops, uma raça amigável que também vive no lado ensolarado desse planeta. Mas o terrível Zordrak, o Senhor dos Pesadelos que vive no lado sombrio desse mundo, quer ter a Pedra dos Sonhos para si a todo custo.

Por que é clássico: Com uma história lúdica e simples, A Pedra do Sonho conquistou a criançada e fez um grande sucesso. Impossível esquecer do Albert, uma espécie de “peixe-cachorro” que ajudava a proteger o castelo do Senhor dos Sonhos dos ataques de Zordrak. A seguir, a abertura do desenho e sua inesquecível música-tema:

.

O Mundo de Beakman

Vê se lembra: Produção americana da Columbia Pictures, O Mundo de Beakman foi o melhor programa do gênero “Ciência na TV”, algo em voga naquela época. Beakman era um cientista malucão que respondia às dúvidas dos telespectadores. Ele contava com a ajuda de uma “Beakgirl” (foram três: Josie, Liza e Phoebe) para ajudá-lo nas experiências e do homem-rato-gorducho Lester, que só sabia atrapalhar tudo e fazer coisas nojentas. Ah, claro, havia também os pingüins Don e Herb, que assistiam a tudo por uma TV no Pólo Sul.

Por que é clássico: Beakman conseguia a proeza de ensinar de maneira divertida e agradável. O programa era muito bem humorado e possuía um ritmo frenético e tresloucado. O elenco era também muito bom, sendo que cada ator interpretava uma infinidade de figuras diferentes. O cenário e o figurino eram insanos e coloridos, combinando bem com os efeitos sonoros e os personagens. Foi exibido pela Cultura de 94 a 96, quando então passou a ser exibido no Agente G, da Record. A seguir, confira um episódio da série:

.

Doug

Vê se lembra: Original do canal americano Nickelodeon, o desenho mostrava a vida e as imaginações de seu personagem-título, o pré-adolescente Doug Funny. Junto de seu inseparável cão Costelinha, o garoto narrava os fatos de seu cotidiano através de um diário. Entre os personagens principais, destaque ao seu melhor amigo, Skeeter, e à sua grande paixão, Patti Maionese.

Por que é clássico: Doug era voltado justamente às crianças que estavam com um pé na adolescência – portanto, os temas retratados eram sempre inerentes a essa fase da vida. Agradável e despretensioso, era um desenho bastante simples, mas que tinha um estilo todo próprio: da trilha sonora ao estranho design dos personagens, tudo soava bastante original – dando à série, assim, um charme todo especial. Fez grande sucesso durante sua exibição na Cultura: dava dois dígitos no Ibope em pleno horário do Jornal Nacional. Em 1998, a série migrou para o Disney Club, do SBT – a Disney comprara os direitos da animação da Nickelodeon, produzindo novos episódios. Porém, essa fase não foi tão bem sucedida quanto a antiga. A seguir, a abertura já da época na Disney (o YouTube retirou do ar a versão da Nick, que era bem melhor :P ):

.

As Aventuras de Tintim

Vê se lembra: Produção canadense baseada nos quadrinhos do belga Hergé. Mostra as aventuras do jovem repórter Tintim pelo mundo, em missões que investigam grandes mistérios e envolvem altas conspirações. A animação contava com praticamente todos os personagens conhecidos dos quadrinhos, como o Capitão Haddock, os detetives Dupond e Dupont e, logicamente, o cãozinho Milu.

Por que é clássico: As Aventuras de Tintim é da mesma época dourada de Doug. Não chegou a fazer o mesmo sucesso que este, mas ainda assim cativou boa parte do público infanto-juvenil e – pasmem – até mesmo adulto. A série prendia pelo enredo engenhoso e pela variedade de situações vividas pelos personagens – aliás, estes eram muito bem construídos. Outro ponto a favor do desenho era, logicamente, o fato de retratar vários povos e países diferentes – algo que, alheio às polêmicas que porventura poderia criar, sempre despertou interesse na audiência. Um filme da série está para ser produzido pelo mago Steven Spielberg, que comprou os direitos da obra. A seguir, a abertura brasileira do desenho:

.

Anos Incríveis

Vê se lembra: Produção americana da Fox, a série narrava o dia-a-dia e os problemas de relacionamento de Kevin Arnold, garoto de 12 anos que enfrentava os típicos problemas da passagem para a adolescência. Muitas coisas que passavam na cabeça do protagonista somente os telespectadores sabiam, já que Anos Incríveis era narrado em primeira pessoa e as confidências de Kelvin eram feitas por sua versão adulta.

Por que é clássico: Anos Incríveis tinha sua história principal situada nos anos 60 – portanto, temas como conflitos políticos, movimento hippie e a ascensão do rock eram freqüentes na trama. Um grande destaque do seriado era sua trilha sonora, recheada de grandes clássicos do rock. Os episódios eram mostrados de forma nostálgica, apresentando uma época de inocência tanto para os personagens quanto para a sociedade. A série fez muito sucesso e ganhou vários Emmys, o Oscar da TV americana. No Brasil, destacou-se por usar uma fórmula diferente da habitual nos seriados americanos até então: ao invés do humor pastelão com risos pré-gravados, Anos Incríveis tinha um humor sutil e inusitado entremeado em situações dramáticas. Passou na Cultura e na Band. A seguir, a abertura da série:

.

Confissões de Adolescente

Vê se lembra: Olha só, esse aqui não era importado! Confissões foi uma produção conjunta da TV Cultura e a Dez Produções e fora baseada em uma peça homônima da atriz Maria Mariana. Retratava as experiências de vida de quatro garotas e todo o universo que as cercava, com temas como paqueras, estudos, o primeiro sutiã, a primeira menstruação, aborto, enfim… tudo o que a platéia adolescente queria ver.

Por que é clássico: Confissões de Adolescente era dirigida por Daniel Filho e contou com a participação de dezenas de astros globais, que atuavam na base da camaradagem. Filmada em 16mm – foi a primeira série brasileira de televisão nesse formato –, destacou-se por ser uma produção independente e sem grandes recursos, mas que manteve um significativo sucesso, arrancando aplausos tanto do público quanto da crítica. Chegou a ser indicado a um Emmy Award como melhor série internacional. As atrizes Deborah Secco e Georgiana Góes, que compunham o núcleo principal da trama, podiam ser vistas simultaneamente na série e na novela A Próxima Vítima em 1995. Confissões passou na Cultura e também na Band. A seguir, a primeira parte do primeiro episódio:

.

E é isso, galera. Chegamos ao fim de mais um retrô. Espero que tenham gostado de mais essa viagem e que tenham recordado muitos momentos bacanas de outrora. Lembrem-se que, como sempre, aqui é vocês quem mandam.

(Eu ia incluir na lista, também, este desenho aqui. Ele não tem nada de mais – na verdade, hoje soa tosco e absolutamente sem graça –, mas confesso que bateu uma nostalgia danada quando eu revi as cenas, pois até hoje eu lembrava da música INTEIRA! :o ).

Bem, se você tiver sugestões para mais retrospectivas ou qualquer outro assunto relacionado às seções do blog, diga aí nos comentários ou mande um e-mail. Bá-aaaai! ;)

Imagem do post: montagem sobre imagens de divulgação.

Com informações dos sites InfanTV, Teledramaturgia e Wikipedia.

_ _ _

About these ads

168 Responses to “Retrô: os programas infantis da Cultura nos anos 90 – Parte II”


  1. 1 Fernando 6 junho, 2008 às 11:22 pm

    Bud meu querido, ouviu os apelos da galera!

    Desses que você citou, só num conheço os dois primeiros, mas fiquei bem curioso pra assisti-los, principalmente o Animais do Bosque dos Vinténs.

    Muita saudade deu isso ai, aquela abertura do Beakman era simplesmente demais, aliás o programa todo. Saudades dos bons tempos, da inocência dessa época.. :(

    É, to me sentindo velho.

    Valeu Bud, muito boa esse matéria.Esperando ansioso por mais matérias com essa qualidade. Já que você perguntou, que tal uma matéria sobre os ícones trash do anos 90, tipo Tiririca, Mallandro, Falcão? Seria engraçado!

  2. 2 Rael 9 junho, 2008 às 9:25 am

    Bud, excelente post retrô (excelente como sempre, aliás).

    Ao contrário do Fernando, nesta época eu já não era mais tão inocente (tava na aborrecência), mas mesmo assim eu assistia com meus irmãos vários destes (principalmente Mundo de Beakman e Doug).

    É incrível ver, através dos seus 2 posts, como a programação infantil da Cultura era boa. Uma pena que a emissora sempre que comprava algo que fazia sucesso, perdia logo para as emissoras “comerciais” que pagavam mais pelos direitos de exibição.

  3. 3 Rodrigo Budrush 9 junho, 2008 às 10:18 am

    Valeu, gente! :)
    Muito interessante essa sua sugestão, Fernando. Quem sabe não rola uns “Tops” com listas bizarras em breve? Ah, e parece que tem alguns episódios de Animais no YouTube. Dá uma procurada.
    E Rael, era muito boa mesmo. Eu diria, até, imbatível. Mas acontecia o que você comentou… e aí já viu, né. :P

  4. 4 Paulo Cesar 11 junho, 2008 às 11:57 am

    Ai, que saudades… :)
    ÓTIMO!

  5. 5 Gustavo Oliveira 11 junho, 2008 às 1:16 pm

    Bud…
    Sem palavras…

    Agora, confesso que nunca gostei de confissões de adolescente…

    Já anos incríveis, vi quando era pivete. Não fazia sentido algum, embora gostasse.

    Fui ver a série quando passou na cultura há “pouco tempo” (vulgo uns 2 anos atrás) e achei perfeito…
    Me vi ali…

    Vou chorar… (de novo)

    uhauhauahauhauahauhau

    Muito boa a idéia do fernando, mas vale lembrar que o Mallandro é dos anos 80 (bem do finalzinho…)

    Mas pera lá…
    Eu não estava sem palavras?

  6. 6 Uehara 12 junho, 2008 às 4:33 am

    Dessa lista, eu assistia Beakman, Doug e Tintin. O resto é novidade pra mim.
    (Ih, rimou!)

    Isso pode soar nostálgico, mas a programação infantil daquela época era infinitamente superior ao que passa na TV hoje em dia. Talvez o mundo em si fosse mais “inocente”, sei lá, a sensação era outra. Hoje em dia, o que a criançada tá assistindo? Rebelde?!

  7. 7 Paula 12 junho, 2008 às 10:03 pm

    olá,

    primeiramente,parabens pela matéria…
    espero que tenha a parte 3…
    nossa deu mta saudade dos programas…
    eu assistia a todos eles…

    mais uma vez parabens….

  8. 8 ADRIANO 15 dezembro, 2008 às 10:10 pm

    Ei galera encontrei esse blog e fiquei muito feliz em saber q tem muita gente q gostava destes prog da cultura antiga tbm, e to doido atrás de saber sobre uns seriados acho q é isso…tipo uma fábulas ou lendas nao sei bem, sao historias de contos de livros, q era retratadas atraves de filmes com personagens mesmos dos contos pessoas representando, tipo JOÃO E O É DE FEIJÃO, tinha um do tocador de flauta q encantava os ratos da cidade! se alguem lembrar pfvor me dá um toque por e-mail ou aqui mesmo no blog vlw amigos, abraço.

  9. 9 Rodrigo Budrush 17 dezembro, 2008 às 8:16 am

    Adriano, essa série se chamava Contos de Fada, e apresentava as histórias clássicas da literatura e das fábulas, como você mesmo disse. Se eu não me engano era uma produção inglesa. Era bacaninha também. :)

  10. 10 ADRIANO 27 dezembro, 2008 às 11:29 pm

    Cctza amigo Rodrigo, vc lembrou bem, andei dando umas pesquisadas e achei durante o periodo q postei aqui e hj, achei poucos episódios no YT, mas soube q tem a coleção à venda mas muito dificil de achar mas tem! obgdo pela atenção, qq coisa estou aqui pra ajudar no Blog q é muito bom,fica com Deus.

  11. 11 cassio falcao 7 fevereiro, 2009 às 1:55 pm

    ola galera!!!teve um programa na cultura nos anos 90´s tambem que tinha uma apresentadora que contava historias e usava roupas de epocas atras e no cenario circulava um coelho , era um programa tambem importado não me lembro o nome ,se alguem lembrar poste aqui por favor… obrigado cassio falcao

    • 12 ALESSANDRA LINS 3 fevereiro, 2010 às 7:02 pm

      Olá amigos. Eu adorava esse programa e gostaria muito de rever, principalmente por causa da música que tocava no final que era muito linda e quando eu cantava pra minha filha ela chorava, acho que emocionada. Eu achava que o nome era As averturas de Mr Rabbit,onde havia uma moça que andava pelo jardim, depois etrava na casa sentava â mesa, fazia algo enquanto um coelinho ficava ouvindo suas histórias, parecia ser há muito tempo, num lindo lugar frio e distante. Gostaria que alguém me respondesse e confirmasse o nome. Outro desenho muito antigo, mas maravilhoso, por ser emocionante, era do Ursinho Colargol. Inesquecível.

      • 13 ALESSANDRA LINS 5 fevereiro, 2010 às 11:24 pm

        Descobri o nome do coelhinho, de cujas histórias eu adorava, é Peter Rabbit e inclusive o nome da linda música do final que chama-se Perfect Day. É só teclar no Google que aparece tudo a respeito. Adorei essa descoberta!

  12. 14 Rodrigo Budrush 8 fevereiro, 2009 às 10:34 am

    Essa série era o Contos de Fada, Cassio. :)

  13. 15 jane 29 março, 2009 às 1:42 pm

    oi !!! Fui louca pela tv cultura amo a serie anos incrivel tanto que comprei todos os episodios em dvds muito bom, mas quero saber quem se lembra de uma serie de 5 capitulos que passou, era uma familia pequena que morava embaixo do assoalho de uma casa e a dona da casa era muito mal não sabia deles ai vem, passear um sobrinho na casa que acaba ficando amigo deles e tenta ajudar eles pois a dona da casa quer acabar com eles. Agora me ajudem a saber o nome desta serie? quem viu? quem sabe?
    meu email. jamaedvini@hotmail.com

  14. 17 Tiagot 8 abril, 2009 às 6:41 pm

    Olá, uma série que eu gostaria de saber o nome é aquela que se passava em um farol, que tinha uns monstros, nao era desenho, eu adorava aquela serie.
    se alguem lembrar por favor responda.
    obrigado

  15. 19 fernando ribeiro 11 abril, 2009 às 1:01 am

    gente é muito bom lembrar daquela epoka muito bom mesmo…olha quem souber dos seriados de contos de fadas que passavam na tv cultura me mandem um email ou me add no msn..eu to procurando como doido vi um comentario ai de uma pessoa que tbewm sta a procura deles era muito bom….e um comentario a mais porque que a cultura naum volta com a programação antiga pode ter certeza se as crianças de hoje naum kzerem ver naum tem problema porque as crianças de ontem vao dar toda a aldiencia que eles precisam…..voltemmmmmm porfavorrrrrr em nome da nossa memoria e (cutulraaaaaa)….fernandos2deliane@hotmail.com….me deem uma luz…valeu boa gente….

  16. 21 Marcos 19 abril, 2009 às 11:55 pm

    oi galera como vcs sou fá do passado e adorei essa retro!!! e queria pedir a vcs que se puderem me ajudar a lembrar o nome de uma serie que passava em que um cachorro vivia altas aventuras no passado em que ele mesmo protagonizava!! era mais ou menos assim o nome “” Qual a historia whichibom “” mais nao lembro bem e nem sei ao certo se é assim que se escreve!!! entao se alguem puder me ajudar eu fico muito feliz!!! meu msn é licojoh@hotmail se tiver novidades me add lá beijos e abraços!!!!

  17. 24 Ana Flavia 20 abril, 2009 às 8:47 pm

    Gostaria de saber o nome do desenho animado onde um garoto tocador de flauta encantava os ratos da cidade de Londres.Se alguem souber o nome original do desenho ou filme, por favor me enviem por e-mail.
    Obrigada!!!

  18. 25 Marcos 21 abril, 2009 às 12:14 am

    aninha acho que posso te ajudar!!!
    vc quer baixar ou só assistir??
    faz assim me add ai licojoh@hotmail.com
    beijos

  19. 26 Roberta Sanches 24 maio, 2009 às 1:36 am

    Olá, você lembra de um desenho chamado Spot que passava no programa Desenhando da TVE ??? Era o meu preferido !!! Nunca mais ouvi falar …:(
    … e também tinha um outro que eram dois irmãos, com 3 fios de cabelo cada … rsrs Que andavam pela floresta e encontravam algum animal e ficavam perguntando sobre ele ???

  20. 27 Thais 1 junho, 2009 às 4:31 pm

    Ai, tô emocionada!
    Nunca pensei que tanta gente tbm gostasse dessa época..a televisão já não é a mesma, acho que nossa geração foi a ultima a assistir programas decentes.

  21. 28 Luís Henrique 27 junho, 2009 às 9:56 pm

    Realmente, a melhor infância que uma criança podia ter, foi essa… dos anos 90. Com base nesse blog, eu procurei alguma comunidade no orkut sobre os anos 90, mas incrívelmente não achei nenhuma… então fiz uma eu mesmo XD

    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91492930

    Heh, até ‘roubei’ a foto do blog.. espero que não se incomode…

    Participem ! XD

    • 29 Rodrigo Budrush 28 junho, 2009 às 2:54 pm

      Opa, Luiz, pode usar numa boa. Mas tem certeza mesmo que não tinha nada? Se eu não me engano, acho que eu inclusive até já participo de uma comunidade assim… Mas enfim, nada impede você de fazer sua própria. Falou! ;)

  22. 30 Luís Henrique 27 junho, 2009 às 9:59 pm

    Eu me lembro também que passava Pingo, As histórias do velho urso, um outro programa, que não lembro o nome, onde os brinquedos conversavam entre si…

  23. 31 Regis 6 julho, 2009 às 2:26 am

    Para quem estava atrás de saber o nome da série q passava da família no farol mal assombrado aqui vai o nome…é A Família Twist (Round the Twist), Espero ter ajudado!

  24. 32 Paloma Willes 29 julho, 2009 às 4:32 pm

    Eu vivia de Tv Cultura!!!Fazia tudo sem desgrudar da telinha…aí de quem mudasse de canal!Amei todas as programações infantis dos anos 90.
    Não consigo encotrar em nenhuma página da web o desenho”Pitter Webert”.Era uma moça que contava história ao lado de coelhinhos de verdade!Eu amava.♥
    Não sei o q acontece q ñ encontro,talves estaja escrevendo errado!XD

  25. 34 simone 31 agosto, 2009 às 4:09 pm

    procuro uma serie que passava na tv cultura, mr rabbit, eu amava mas não encontro em lugar nenhum, alguem pode me ajudar?

    • 35 ALESSANDRA LINS 3 fevereiro, 2010 às 7:16 pm

      Gostaria de saber se você lembra do desenho Crônicas de Nárnia que passava na TV Cultura, ele marcou demais a minha infância, nunca esqueço da menina entrando no guarda-roupa e descobrindo outro mundo. Aquilo me fez brincar muitas vezes no guarda-roupa dos meus pais, eu viajava com aquela história. Gostaria de saber se tem pra vender algum episódio do desenho. Obrigada!

    • 36 Cristiane 29 julho, 2010 às 6:06 pm

      simone o nome é peter rabbit e seus amigos.

    • 37 fabio 15 março, 2012 às 4:44 pm

      Chama-se Peter Habbit e seus amigos. Nossa eu adorava essa série e também o clima do desenho.
      Pode ser chamado também de as aventuras de peter habbit.

  26. 38 Bruno Henrique 6 setembro, 2009 às 1:21 pm

    Tv Cultura e sua magica programação ,ainda bem!que nasci em 93 e mesmo muitos que estavam no ar na epoca de 96 a 2001 serem muito reprisados tive a sorte de pegar todos esses classicos, desenhos como, Doug, Babar, Rupert (quem se lembra?), e até mesmo em minha infancia o Pequeno Urso!, mas com certeza castelo Ra-tim-bum, Mundo da Lua, ilha ra-tim-bum (eu acho que foi uma das ultimas series de Qualidade exibidas pela cultura), e Ratimbum são super nostalgia pra mim, queria relembrar ep’s desses, mas a cultura retirou do ar raramente quando paro para assistir tv e fico passando de canal em canal quando paro na cultura vejo aqueles desenhos chatos sem nexo algum, até me intristesse um pouco porque na minha epoca os desenhos eram legais. mas que bom que passei por essa fase não é? otima as duas postagens que flam sobre classicos da cultura, Parabens!

  27. 39 Amauri 14 setembro, 2009 às 3:54 am

    Puts…

    Quase, quase chorei aqui… Mas, tipo, não tristeza, é muita nostalgia pra uma madrugada só!!!

    Nasci em 85, essas séries e desenhos me acompanharam por muito tempo… Ainda hoje assito TV Cultura!! Lembro que os desenhos começaram a perder a força no meio da década de 90, com o surgimento do Pokemon (nem sei se é assim que escreve, nem gosto mesmo!! ahahah) e outros desenhos do estilo japonês que apelam mais para a violência.

    Nossa, mas Bud (acabei de chegar e já vou chamando assim) o tópico ficou muito bom, aliás os 2 ficaram excelentes!!

    Lí todas as postagens!!

    Vi só um cara aqui citando Babar e no outro post citando a Alana (Alana, A Garota do Futuro) que vivia várias aventuras com o seu transdutor, muito bom!! ahahah

    Puts!! E o Bosque dos Vinténs??? Caramba, eu choraaaaava assistindo àquilo! E “A Família Twist”!!! Esse eu já era mais “velhinho” quando passou.

    Mas Glub-Glub, Rá-Tim-Bum, Cástelo Rá-Tim-Bum, CONTOS DE FADA (!!!!!), cara, é impossível não se emocionar. E eu que pensava que nunca teria como falar a expressão “Ah,mas vocês que não sabem como era antigamente!”

    Acho que nessa mesma fase que passamos pelo toca-discos, toca-fitas, máquinas de escrever… sem contar os brinquedos!! Alguém lembra daquele que era tipo um radinho, tinha o formato de um rádio pequeno com uns 6 botões colorido???ahaha

    Tá aí!!! Como sou novo aqui não sei se já teve, mas poderíamos relembrar os brinquedos depois.

    Porém sugiro mais uma rodada de programas nostálgicos!!!

    Só pra terminar: alguém viu há um tempinho atrás o “Cambalhota” da TV Cultura??? Fizeram um especial com esses tipos de programas, trazendo os apresentadores hoje!

    Falei demais já, to muito empolgado!!! ahaha

    Abraços

  28. 40 Amauri 14 setembro, 2009 às 4:04 am

    Ah, foi mal… Pra não esquecer: A família Camundongo!!!

    Fui

  29. 41 Rodrigo Budrush 14 setembro, 2009 às 9:34 am

    Hahaha, chega chora, hein, Amauri! :)

    Que bacana que você gostou. Realmente a TV Cultura era imbatível nos anos 90. E essa história de falar “no meu tempo” é realmente muito triste, até porque nem somos tão velhos assim, certo? E o radinho que você citou era o “Meu primeiro Gradiente” (como eu invejava a minha prima que tinha esse troço!)! :D

  30. 42 margrete 27 setembro, 2009 às 9:08 pm

    …alguém….help !! Tõ querendo lembrar de um programa dessa época, um programa no formato do cocoricó (animação com bonecos), mas era uma produção importada, eram três bonecos amigos, dois meninos e uma menina, a menina inclusive falava espanhol….eram bonecos com uma textura atoalhada, de olhos grandes…..vi todos os textos, mas nenhum deles citou esse…..e aí, quem me ajuda ? OBRIGADO DESDE JÁ !!

  31. 49 Monteiro 30 setembro, 2009 às 1:26 pm

    Olá. Bom….já sou marmanjo agora, mas participei dessa fase também, e estou a procura de uma musica de abertura de um programa sobre um coelho (se é que me lembro), e essa musica de abertura era de uma voz suave de mulher do tipo a da soprando “Sarah Brightman”. A história era sobre um coelhoe começava cantando e o coelho andando (ou pulando)no campo entre as arvores, (acho que era isso). Eu queria aquela musica, e queria assistir aquilo de novo, marcou pra mim. se alguem se lembrar o nome do programa ou da musica, responda aqui. grato!!

  32. 51 Monteiro 30 setembro, 2009 às 3:32 pm

    Olá Novamente…Consegui….Com a ajuda da minha esposa, consegui descobrir no youtube cenas do programa que eu queria, chama-se “A história de Peter Rabbit e seus Amigos – com Beatrix Potter, e o nome da musica no final do programa é “Perfect Day – com Miriam Stockley. veja aqui no youtube. http://www.youtube.com/watch?v=oXEHA6-5J-M&feature=related
    Cara!!!(ou crianças de plantão), como é bom rever isso!, e ouvir a linda canção de Miriam Stockley, Perfect Day. Bons Tempos, fui, amiguinhos….

  33. 53 Rubens 30 setembro, 2009 às 11:11 pm

    Putzzz, eçe blog é D+
    eu nasci em 91,alguns programas eu ñ lembro,porem outros eu assistia o dia inteiro, ex: castelo ra-tim-bum eu via os 3 horario; era d+.
    pena q tivemos q crescer,criar responsabilidades e ñ podermos ficar assistindo a cultura o dia inteiro como qnd crianças…

    Oi eu tava revirando na net,atras d ums seria importada q passava na cultura,o nome eu ñ lembro direito (eu acho q era O Detetive Fantasma) era umas crianças q descobriram um “fantasma” e elas viraram amigas dele e sempre q tinha algum misterio pra ser desvendado o fantasma avisava todos do grupo para se reunirem e descobrirem o misterio.
    pf c alguem souber o nome dessa serie me falem.

  34. 55 CLARA 5 outubro, 2009 às 11:42 am

    Estou procurando um programa infantil que passava na TVE (1997 por aí), que eram 3 bonecos, 2 meninos e uma menina ( a menina falava castelhano,) eram feitos de pano, moravam numa casinha no bosque, e viviam espiando as pessoas…
    alguém sabe?

  35. 57 marcio 11 outubro, 2009 às 11:20 pm

    ola quero dizer que e fantastico relembra a infancia assistia a tv cultura direto o mundo da lua castelo ratimbum adorava tudo isto sin to muitas saudades desta epoca maravilhosa..mas gostaria de uma ajuda a tv cultura exibiu uma serie internacional que mostrava um garoto que acabava descobrindo seres pequenos dentro de um colegio se bem me lembro uma menina com seus pais mas nao lembro o nome da serie gostaria que alguem me ajuda-se se souber o nome…

  36. 60 Juliana Falcão. 25 outubro, 2009 às 2:04 pm

    Gente, eu fiquei super feliz quando relembrei esses programas educativos, que tanto gostava!
    E ah, eu amava esse aqui, vi algumas pessoas querendo saber o nome também, dos 3 bonecos de pano!
    Olhem ai o nome: Tots Tv.
    Beijão!

  37. 61 Amauri 21 novembro, 2009 às 4:12 pm

    Eu acho que lembro desse…

    Não era “Os pequeninos”?

    Um deles era um sr. com um cajado e tal… depois os adultos queriam explorá-los e montaram uma cidade em miniatura para eles morarem.

    Acho que era isso.

  38. 62 felipe 8 dezembro, 2009 às 4:34 pm

    …. nossa, esses seriados e desenhos são os melhores… até chorei de saudade… eles lembram quando o meu pai ainda estava comigo…

  39. 63 Carol 4 janeiro, 2010 às 5:44 pm

    Tava procurando da internet, mas não acho de jeito nenhum. Tinham uns desenhos que passavam nessa época na TVE, que ’se perderam pelo tempo’.
    Tinha Pingu, Ernest (era um vampiro)…esses eu achei.

    Mas vocês lembram de um que era um casal que falava alguma coisa sobre como o tempo ia ficar, não lembro. Sei que geralmente passava sempre o mesmo episódio! Era alguma coisa tipo senhor e senhora brawn, brown…sei lá!
    E tinha outro que era curtinho, coisa de 5 minutos. Era um menino e uma menina que eram irmãos. Tenho quase certeza que o nome era com Z.

    Se alguém lembrar, por favooor, me avisa qual o nome!
    Estamos eu e meus pais aqui tentando lembrar. ahhaha

    Brigada
    =]

  40. 64 Ivan Linares 4 fevereiro, 2010 às 10:12 am

    Sr. Rodrigo, o linque pro desenho “tosco e sem graça” que você mostra no final da matéria não funciona mais: foi “removido pelo usuário” que postou! Agora fiquei curioso… Pode dizer ao menos qual era o nome dele?

    — Valeu pela atenção! Um abraço.

    • 65 Rodrigo Budrush 4 fevereiro, 2010 às 12:04 pm

      Pôxa, Ivan, “Sr. Rodrigo”?!? Menos, rapá! :D
      Então, o desenho era o Frutas e Cia., que depois até chegou a passar na Globo, via TV Colosso, com algumas pequenas mudanças (como outros nomes para os personagens). Já consertei o link, pode matar sua curiosidade! ;)

  41. 66 Daniela 5 fevereiro, 2010 às 7:08 pm

    Olá…Eu gostaria de saber qual o nome de uma série que passava na tv cultura que tinha 3 ursos eles erão bonecos,lembra TOST TV.Moravão em uma casa também…

    Desde já obrigada

    • 67 cristiane 26 julho, 2010 às 6:06 pm

      DANIELA EU ACHO QUE VC TÁ FALANDO DO
      PEQUENO URSO…
      FICO MUITO FELIZ SE PUDER TE AJUDAR!!!!

      • 68 Leonardo Bueno 15 outubro, 2011 às 9:04 am

        Não é o desenho O Pequeno Urso, eu também venho tentando descobrir o nome dessa série há muito tempo. Eram bonecos ursos que viviam em um sobrado, me lembro de um episódio em que um ficava em frente ao “espelho”, e outro ficava do outro lado do “espelho” fazendo os mesmos movimentos que ele, mas as vezes fazia diferente e o confundia. Lembro também de um episódio em que um deles se preparava para pescar.

    • 70 Leonardo Bueno 15 outubro, 2011 às 9:39 am

      Daniela, veja se é a série “Os Cachorrinhos”, que passava no Glub Glub. Em inglês se chama “The ChuckleHounds”. Eu tinha a lembrança de que eram ursos mas agora confirmei que eram cachorros.

    • 71 Matheus 26 maio, 2013 às 1:34 pm

      deve ser andy e pendy

  42. 72 Volnei 5 março, 2010 às 8:50 pm

    Os anos 90 passaram, mas muitas recordações ficaram…
    Tem um programa que passou na Cultura que eu não lembro o nome. Era um cachorro salsicha de verdade que entrava em histórias como Dom Quixote e Joana da Arc. Era um seriado com personagens reais, não desenhos. Alguém se lembra?
    Também tinha um desenho que reunia historinhas meio sem sentido, tipo criança andando na floresta, corrida de cavalos marinhos, principe… Umas historinhas bem simples, com o minimo de som possível e personagens bem introspectivas.
    Do resto, clássicos como Babar, Meena, Rupert, Animais do bosque, o mundo de beckman e também aquele seriado da BBC chamado Olho Vivo (eyewitness em inglês). Muito legal!!!

  43. 74 suzana 11 março, 2010 às 9:09 pm

    Rodrigo

    Simplesmente maravilhosa queria muito q minha filha podesse ve esses desenhos isso sim e uma progamacao maravilhosa cara vc é d++++++++++++

  44. 75 aline 5 julho, 2010 às 9:48 pm

    Ola gente queria saber se vcs lembram de um desses desenhos do ano 90 da tv cultura que passava sobre uma aldeia e tinha uma menininha e um papagaio e a mensagem do desenho era ecologica o papagaio conversava e a menininha ajudava as pessoas…
    Por favor se alguem lembrar me fala…faz muito tempo q eu queria achar…
    Obg!
    ALGUEM SABE?

  45. 77 vitor gonçalves costa 7 julho, 2010 às 9:21 am

    Hoje tenho onze anos,e gostaria de relembrar os denhos que tanto eu gostava,as aventuras de caiu(caio)francês.papai urso,castelo ratimbum com o nino kkkkkkkk muito legal!!!!minha mãe achava esses desenhos pra minha idade na época bem mais educativos,e ate hoje lembro de algumas passagens.lembro tambem da LUCY.Por Que tiraram?

  46. 78 pitter 22 julho, 2010 às 10:10 pm

    Fui louco pela tv cultura amo a serie anos incrivel tanto que comprei todos os episodios em dvds muito bom, mas quero saber quem se lembra de uma serie de 5 capitulos que passou, era uma familia pequena que morava embaixo do assoalho de uma casa e a dona da casa era muito mal não sabia deles ai vem, passear um sobrinho na casa que acaba ficando amigo deles e tenta ajudar eles pois a dona da casa quer acabar com eles. Agora me ajudem a saber o nome desta serie? quem viu? quem sabe?

  47. 79 pitter 22 julho, 2010 às 10:11 pm

    Fui louco pela tv cultura amo a serie anos incrivel tanto que comprei todos os episodios em dvds muito bom, mas quero saber quem se lembra de uma serie de 5 capitulos que passou, era uma familia pequena que morava embaixo do assoalho de uma casa e a dona da casa era muito mal não sabia deles ai vem, passear um sobrinho na casa que acaba ficando amigo deles e tenta ajudar eles pois a dona da casa quer acabar com eles. Agora me ajudem a saber o nome desta serie? quem viu? quem sabe? a eles pegavam agulhas e carreteis dos grande e diziam q n eram roubado e sim emprestado ok
    vlw

  48. 81 Idalberto 23 julho, 2010 às 2:02 pm

    achei metade de minhas recordações perdidas

    rsrs

    eua cho que falta uma parte iii

    rsrs

  49. 82 Cristiane 29 julho, 2010 às 6:23 pm

    rodrigo…

    tô tão emocionada… tava feito doida procurando por isso.

    as vezes eu ficava me perguntando … será q é só eu que me lembro
    dessa ápoca maravilhosa…
    muito obrigada!!!
    amo peter rabbit tava doida pela aquela música linda!!!

    beijos!!!!

  50. 83 Hell 1 agosto, 2010 às 9:40 pm

    Para quem tem saudade da antiga abertura de Doug que era bem melhor, esta ai abaixo:

    http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=661865

    Aproveitem para comparar.

  51. 84 Rodolfo Seixas 9 setembro, 2010 às 3:15 pm

    Realmente foi uma época muito boa,pena que não volta mais,seria muito bom, pois nossos filhos poderiam assistir desenhos simples,porém de qualidade!!!

  52. 85 tony 25 outubro, 2010 às 2:19 pm

    poxa ki saudades da minha infanciaa!
    tempo que nunca mais volta akela época a programação era mais influente nos crianças da época dividiamos nosso tempo so nessas programações culturais..hj em dia a mulecada so quer saber de internet jogos macabros..infelizmente!

  53. 86 valdir junior 16 novembro, 2010 às 2:44 pm

    meu caro amigo tenho 13 anos mais assisti tudo isso dito mas acho que faltou um <é um desenho e umhasmeias era muito bom mas nao lembro o nome

  54. 87 Giovanna 25 novembro, 2010 às 4:15 pm

    Mew vc lembra de uma serie q passaa na cultura sobre um farol mal assombrado? tambem era da decada de 90, passava de tarde ainda, oq eu me lembro mais ou menos eh q uma familia foi morar nesse farol, e tinha uma velha q tomava conta dele, e tinham varios fantasmas q apareciam em cada episodio. Se vc ou alfuem ai lembrar por favor me fale! era legal, mas eu aum me lembro o nome ¬¬.
    vlw!
    \o

  55. 89 Giovanna 25 novembro, 2010 às 4:22 pm

    Lembrei de mais uns q tbm passavam.
    Um chamava Quebra- cabeça. eram 5 bonecos tres meninos e 2 meninas, cada um tia uma naionalidade, e eles sempre se encontravam nesse “clube” tinha a gata Susie e o Cachorro Rudy era bem bacana, tinha um otro tambem que se chamava Eureka, de fantoches, era bem bonitinho, tinha o Farol de Salt que era desenho, mas naum eh o msm q eu mencionei no outro comentario.

  56. 90 giselle 5 dezembro, 2010 às 3:30 am

    nossa, lendo tudo isso deu saudades!

    queria muito lembrar de um programa que passou na tv cultura de uma família que morava no assoalho de uma casa, coisa assim… eram pequenos.. acho que o nome da garota era ariel… enfim, já perguntei de muuita gente, mas ninguém consegue lembrar..
    e eu só tenho uma vaga lembrança..

  57. 92 Alice 30 dezembro, 2010 às 10:07 am

    Oiee!
    Alguém sabe o nome de um programa de animais, que a apresentadora é uma personagem animada? É japonês inclusive.

  58. 93 edson 2 janeiro, 2011 às 4:31 pm

    Olá!
    Alguém sabe o nome de uma animação que era exibida a noite, que era uma figura humana e um cachorro feito de blocos e cilindros e eles se divertian fazendo diversas montagens com outros blocos e etc.
    Não me lembro se era exibdo na tv cultura,futura,ou tv escola.

  59. 94 danny 4 janeiro, 2011 às 10:34 pm

    adorava o desenho de meena e seu papagaio era d+ mais não consigo assistir em lugar nenhum……….

  60. 95 Suzi 17 janeiro, 2011 às 8:39 pm

    queria lembrar o nome do desenho que passava em meados do ano 2000, era a “Fazenda dos…”; não lembra o resto, mas tinha uma musiquinha muito legal, apareciam uns bichinhos…, meus filhos adoravam, não consigo achar, snif…

  61. 98 Natalha 31 janeiro, 2011 às 3:05 pm

    Quanto eu tinha uns 7 ou 8 anos, de domingo de manha na cultura ou na Band, não me lembro passavam desenhos curtos que eram de outros países, passava o patinho feio, o lago do cisne e lembro de um que era holandês que falava de um cara que tinha que fazer ou procurar tulipas pretas, algo assim… era muito legal.

  62. 99 Beto 21 fevereiro, 2011 às 2:52 pm

    Oi alguém sabe o nome de uma serie que passava na tv cultura logo após a turma da cultura lá po 2001, passava-se num observatório na austrália mais eu não sei o nome e não consigo achar.

  63. 100 Gabriel 9 março, 2011 às 3:32 pm

    Suzi, o programa era A Fazenda dos quatro caminhos.

  64. 101 Letícia Santanna 28 março, 2011 às 12:54 am

    Alguém lembra de um programa que tinha a música “Este é o meu país, este aqui é o meu lugar, saia do avião, mas que felicidade esta é minha cidade…” Por causa deste programa eu virei turismóloga. Queria muito achar alguma coisa. Acho que é canadense… Nossa que saidades!

  65. 102 Mailson 9 abril, 2011 às 11:21 pm

    Muito bom relembrar tudo isso, uma pena a nova geração não gostarem de coisas assim…
    Alguem lembra de uma serie passado em meados da decada de 90 achou eu q na cultura mas não tenho certeza e depois reprisado na record tbm nãon tenho certeza, a serie é de um casal de amigos adolescentes q se apaixonam aos poucos , realmente não lembro muito.
    Gente não sei se alguem vai conseguir me ajudar, até pq lembro bem pouco , mas se alguem conseguir manda pra mim o nome dessa serie o email é nosliam_3d@hotmail.com
    Muito obrigado

  66. 104 keny Rosa 13 abril, 2011 às 3:26 am

    Procuro anciosa o desenho Peter Rabbiti e seus amigos em portugues,no you tube se acha mas em ingles,Adorava esse desenho ,sinto muitas saudadesssssssssssssssssssssssssssssssssss,,,

  67. 105 Murilo Galdino 22 abril, 2011 às 3:41 pm

    bom, ressureição do post bem na sexta da paixão kkkk

    assisti a todos esses desenhos, queria muito episódios de ” Os pequeninos ” e também de um que esqueceram de citar aí …
    uma família de hungaros que sempre se metiam em confusões, o nome é família Mesga ( ou MEZGA ) passou na época das olimpíadas há uns 10 a 14 anos atrás, ao mesmo tempo de kobi, uma série animada criada com o mascote das olimpíadas, mais ou menos na época em que estreou a pedra dos sonhos…..

  68. 106 rafael 13 maio, 2011 às 3:11 pm

    alguem sabe de uma série de uns ratinhos,…acho que eram ratinhos…que viviam nos canos do rão de uma casa??

  69. 107 Adriana 30 maio, 2011 às 2:52 pm

    olá pessoal tô igual louca procurando um programa que passava não me lembro se era uma abertura, que era um sofa gigante e uma mulher que fazia o papel de menininha, chupava pirulito….ai queria tanto lembrar…me ajudemmm…

  70. 109 Amanda Oliveira 2 julho, 2011 às 10:25 pm

    Nossa!! Demais tudo isso!! Minha infancia veio a tona!! Amava todos esses programas…e é uma pena que não passem mais… Queria relembrar um programa que marcou muito…tocava uma musiquinha assim: ” Cadê o Léo, cade o Léo, aonde está o Leo? ”
    O nome acredito que seja Cade o Léo!! Alguem lembra??
    Bjuuu

    • 110 Jacqueline Tigre 17 janeiro, 2012 às 1:01 am

      Cara, me lembro como se fosse hoje. Estava na 1ª série e corria para ver ra tim bum, Banho de aventura.
      Segue o link da wik. http://pt.wikipedia.org/wiki/Banho_de_Aventura
      tem no youtube tb. http://www.youtube.com/watch?v=yoHEQwa7UfY
      Alguém se lembra de um desenho onde havia vários animas e espécies. Só me lembro de uma coelhinha chamada Loli, que em certo epsódio não sabia o que dar de presente ao seu pai no aniversário, então, embrulhou com uma grande fita vermelha um porta retrato contendo a foto da família. Me marcou muito.

    • 111 Thamara Gomes 27 outubro, 2012 às 8:13 pm

      Amanda posso estar enganada mas eu acho que é o Júlio do Cocoricó que é do “Cadê o Léo” eu lembro bem da musica e que o Léo estava perdido em uma lavanderia!! muito legal..a música era “cade o leo, cade o leo , o leo onde é que está!”

    • 112 Thais 30 maio, 2014 às 7:44 pm

      Olá essa era uma das histórias contadas no “senta que. lá vem a história” que passava sempre no programa rá tim bum

  71. 113 Bruna 11 agosto, 2011 às 3:06 pm

    Eu queria muito me lembrar do programa de exercicos que uma mulher dava eu acompanhava qd era pequena,, mas nao passa mais.
    Alguem se lembra??

  72. 115 Luiz Ruiz 23 setembro, 2011 às 8:09 pm

    Puts,achei isso aqui incrível.Passei anos querendo lembrar da Família Twist,principalmente o episódio das moedas premiadas.Agora estou super curioso pra lembrar daquele cachorro,super aventureiro,um dálmata,vocês lembram?Quem lembrar,me passe por e-mail- luizgaliano@bol.com.br.Poderia fazer outros post’s dos anos 90.Filmes é um bom exemplo.Lembram do Herbie ou do Cristine,o carro assassino?E as músicas?Eu sou fã dos movimentos de música eletrônica.Eurodance,Drum’bass,flash house,dentre outros.Lembram da Macarena,da Barbie Girl,etc.Até de outros canais seria legal.

  73. 117 vertinho 1 outubro, 2011 às 1:28 pm

    por favor…tra teletubies de volta eu adoro aquele desenho!

  74. 118 aline oliveira 5 outubro, 2011 às 7:37 pm

    tenho muitas saudades dos episódios de Meena e mitchu achei a musica da abertura no youtubeq queria muito rever algum episódio

  75. 119 Camila 6 outubro, 2011 às 4:06 pm

    Pesssoaaaas to locaaa atrass de um programa, que os personagens era de pano tbm SE NAO ME ENGANO…tinha varios deles dentro de uma casa e uma das personagens adorava chiili….Sera que algueeem lembra =(

  76. 121 fagner 9 outubro, 2011 às 6:05 pm

    PELO AMOR DE DEUS ALGUEM SABE O NOME DAQUELE PROGRAMA QUE ERAM DOIS CACHORROS UM BEJE E UM AZUL ELES FAZIAM MUITAS COISAS DENTRO DA CASAS DELES???ALGUEM SE LEMBRA EU TINHA UNs 4 anos ,,,XD e nao me recorde me ajudem DA TV CULTURA,,,,,UM ABRAço

    Meu facebook….fagner araujo estou comendo um sushi esotu de blusa vermelha muito obrigado….

  77. 122 vitor 15 outubro, 2011 às 3:52 am

    Eu me lembro de uma serie de uma garota que era ou de outro mundo ou de outra dimensão por volta dos anos 90 adoraria lembrar o nome para baixa-la e assistir completa, ah parabens pela ideia adorei rever a abertura de um de meus desenhos favoritos A pedra dos sonhos é realmente uma pena que coisas assim não façam mais sucesso hoje em dia, mas parabens

  78. 123 vitor 15 outubro, 2011 às 4:49 am

    Meu valeu ai o comentario do amauri poxa
    alana the girl from tomorrow muito massa vou tentar encontrar em portugues valeu ai e boa sorte pra todos
    abraços

  79. 124 Nat01 19 outubro, 2011 às 11:49 am

    Olá pessoal. Tem um desenho que nenhum de vocês conseguiu lembrar, eram alguns animais em uma floresta, eles se juntavam pra assisitir uns filmes sobre eles mesmos. Se não me engano, passava antes ou depois da Trigêmeas. Eles viam os filmes, projetados em um pano, que dois morceguinhos seguravam. Estou looouca atrás do nome…

    Por favor, nataliaramos01@gmail.com
    quem souber a resposta, mande pra mim!

    Onrigada

  80. 125 Ana Paula 5 novembro, 2011 às 11:18 pm

    Oláá pessoal a muito tempo procuro lembrar o nome de um programa da TV cultura dos anos 90 que contava alguns contos com fantoches (semelhante as histórias do programa “Conto de fadas” – passava inclusive na mesma época – só que com bonecos, alguns até chineses)… lembro bem da história do rouxinol e o imperador… o nome tinha uma palavra só eu acho. Mas não consigo lembrar.
    ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!!! Obrigada!!!!!!

  81. 129 Márcia. 19 novembro, 2011 às 3:46 pm

    Olá,
    Tinha um programa na TVE que os personagens ficavam em uma praia e todos tinham cabelos em forma de ondas.
    Lembro do nome de uma personagem que era Dona Gostosona rêrê… e parece que o Sergio Loroza também estava neste programa.
    Agradeço a quem puder me ajudar a lembrar.

  82. 130 Paloma Willes 24 dezembro, 2011 às 6:57 pm

    Obrigada Cristiane ,pois encontrei o desenho!!!!!!Hey pessoal eu era apaixonada pelo fantoche japinha do”QUEBRA-CABEÇA” da Cultura hsuahsuahsuahsuhaush.Um outro desenho também que eu era doidinha era”Meena” um indiano que passava sempre; era muioto lindo!

  83. 131 Douglas 25 dezembro, 2011 às 3:20 am

    onde posso achar tots tv em portugues é aquele desenho cujo os personagems sao tina ton e tico me respondam

  84. 132 Douglas 25 dezembro, 2011 às 3:53 am

    to vemdendo uma fita com desenhos inteiros dos tots tv, meena, os pequeninos, dog, petter rabbit,tomas e seus amigos todos dublados e em perfeito estado

  85. 136 Cibele 4 fevereiro, 2012 às 2:29 pm

    lembro de um desenho, não sei se era solo ou dentro de outro desenho, mas tinhaum coelho de orelhas muito compridas q saia de uma caia e desenha com giz uma historia, é muito vago, ajudem-me

  86. 137 susy 19 março, 2012 às 2:54 am

    gostei de tudo que li aqui,muito bom relembrar! muitas destas séries assistia em companhia de uma pessoa especial…a minha filha( hoje com 21 anos! ), mas ninguém comentou sobre uma serie que eu gostava muito…acho q é problema de diferença de idade! mas era uma serie que as pessoas se transportavam para o futuro e lá quase não existia agua,era tudo muito sujo (um caso a se pensar…) sempre lembro dessa serie,e vcs lembram?qual era o nome? Parabens pela iniciativa, e se puderem ajudar, agradeço!um abraço turma de 90!

  87. 138 Cristiane Ramos 18 abril, 2012 às 10:55 pm

    Gostaria de saber, se alguém se lembra do nome de um filme infantil. Era de um gato, que seu dono era um alfaiate. Ele colocava bota e uma capa para sair na neve… andando pela rua ele viu outros gatos em uma festa, pela janela. é parecido com Peter Rabbit. Obrigado

  88. 139 Cristiane Ramos 18 abril, 2012 às 10:57 pm

    Gostaria de saber se alguém conhece um filme infantil de desenho. Era um gato que queria conhecer a ponte das liberdade… ele levava uma varinha com uma trouxinha de “marmita” nas costas… é parecido com o Peter Rabbit também. Obrigada

  89. 140 Marina do Santos 25 abril, 2012 às 12:00 pm

    Olá,
    Não sei se vai se lembrar, acho que vai … kk’
    Então. Eu gostaria de que colocasse em seu blog a abertura do desenho “A FAZENDA DOS QUATRO CAMINHOS” , e a musica é assim: ♫ A FAZENDA DOS QUATRO CAMINHOS O VENTO VAI SOPRAR…. ♪ e dai o resto eu não lembro. só ficou na minha memória esta parte. Eu procurei e procurei e não encontrei em nenhum lugar, nada.

  90. 141 Luisa 26 maio, 2012 às 2:21 am

    Beto,a série que você se referia era “Sky Trackers – Na Trilha do Céu”,
    e passava logo depois da Turma da Cultura de seg. á sexta ás 20hs,e foi exibida em meados do ano 2000.Também adorava esse seriado.

  91. 142 aquario1968 19 junho, 2012 às 1:55 am

    Olá…parabéns pelo blog…tbm adorava os desenhos dessa época…pena que hj não passam mais!! gostaria muito de achar os desenhos de “A fazenda dos quatro caminhos” será que alguém sabe onde encontro? Minha filha amava!! obrigada!

  92. 143 Selma 28 junho, 2012 às 1:59 pm

    Ótimas recordações! Vc tem imagens de um programa que era feito com um grupo de crianças(bonecos). Gostaria de ver. Minha filha cresceu assistindo esses programas. O Mundo de Beakman era shouw!!!

  93. 144 Ticiana 24 julho, 2012 às 1:21 pm

    oi adorei o post… como sugestão você poderia incluir: As aventuras do Tio Maneco e o Programa do Daniel Azulay

  94. 145 Jean Sergio. 7 agosto, 2012 às 6:22 pm

    Ahh lembrou bem as aventuras do Tio Maneco tinha também as reprise do Sitio do Pica pau Amarelo, ainda vou mais longe tinha os barbapapas acho que escreve assim era apresentado por Paula Saldanha alguém lembra ??
    tinha outro que parecei com pingo só bonecos de massa e palito de fósforo e lata de sardinhas muito antigo kkkkkkkk

  95. 146 Renata 12 agosto, 2012 às 11:22 pm

    Gostaria de saber se alguém lembra um desenho que dava na decada de 90 eram uns animais tipo ursinho (eu acho). que andavam em cima de uma folha. Era uma grande folha verde, gostaria muito de saber se alguém sabe o nome.

  96. 147 Thamara Gomes 27 outubro, 2012 às 8:04 pm

    Até que enfim descobri que o desenho que gosto é ‘A pedra dos sonhos” , amei essa seleção e me identifiquei com os comentários, sou de 82 e quando falava de “Alana_ A garota do Futuro” parecia que a serie era fruto da minha imaginação já que ninguém mais lembra!!

  97. 148 juliana 28 novembro, 2012 às 5:25 pm

    Muito bom lembrar! Tardes gostosas! Muito bom ser criança!

  98. 149 Felideo Desittale Paravimnce 5 dezembro, 2012 às 5:34 pm

    Ooooooooooooooooo época boa!!! Quando era somente ir pra escola, chegar em casa e assistir TV o dia todo deitado no sofá!!!!

  99. 150 Débora Pereira 29 dezembro, 2012 às 12:52 am

    Olá caro colega, gostei mt do seu blog, mas gostaria que me ajudasse a encontrar uma serie que foi exibida nos anos 90 na TV cultura que tinha um boneco fantoche que era professor e dava explicações! Obrigada debuerj@gmail.com

  100. 151 nelcione 4 janeiro, 2013 às 8:25 am

    queria lembrar o nome do desenho que passava anos 90 que personagens do desenhos se chamava raminho gostava muito obrigada

  101. 152 Brisa 7 fevereiro, 2013 às 12:50 pm

    A fazenda dos quatro caminhos em inglês.

  102. 153 higo gerson 23 fevereiro, 2013 às 5:47 pm

    oi, eu achava legal a primeira abertura do programa “desenhando”. Ela existe pelo Youtube? Um que tinha um pintor que deixava cair um balde de tinta? Aih as letras subiam formando o nome “Desenhando”. Aih começava o “zigzag” .

  103. 154 beto 25 fevereiro, 2013 às 11:06 am

    Obrigado Luisa já até vi alguns episódios no youtube gosto muito dessa série.A música de abertura também é linda

  104. 155 beto 25 fevereiro, 2013 às 11:07 am

    Alguém sabe o nome d euma série que passava na tv cultura lá pelos anos de 2000, 2001, se passava acho nos anos 20 sobre dois amigos.

  105. 156 Fábio Hanchuck 28 março, 2013 às 8:17 pm

    Boa noite, não sei se alguém poderia me informar, mas quando era criança eu via frequentemente um desenho de uma rata, que morava no assoalho de uma casa, e um dia ela tentou fazer uma torta de gatinhos, e usava o rolo de macarrão pra mexer na massa da torta, e a mae dos gatinhos só os encontrou devido ao barulho do rolo de macarrão. Caso alguem conheça o desenho se puderem me mandar um e-mail: fabio_hanchuck@hotmail.com

    Aguardo resposta, muito obrigado

  106. 157 japinha lokinha 28 abril, 2013 às 7:08 pm

    o desenho que eu queri nao esta aqui que era um urso filhote e sua mae queo filhote era garoto

  107. 158 Laura 31 maio, 2013 às 12:27 am

    Muito bom, mas gostaria de ver um episódio do desenho frutas e cia, passava na cultura, eram frutas em forma de desenho animado, lindo, foi nos anos 90
    obrigada

  108. 159 Michel 12 junho, 2013 às 7:30 pm

    Sky Trackers – Na Trilha do Céu …………… não perdia

  109. 160 Rafael Nascimento 7 setembro, 2013 às 7:20 pm

    Olá pessoal vivi muito essa época todos esses desenhos fizeram o que eu sou hj muito feliz por ter vivido nessa época de ouro . Gente todos são especiais para mim , mas eu lembro de um em especial que era a história de uma garotinha que ao meu ver vivia numa aldeia indiana era super mágica esse desenho passava na tv cultura nos anos 90 , e tão marcante pra mim que eu lembro de um episódio em que toda aldeia fica doente e acho que ela não fica aí ela cuida da família dela , tbm lembro dela comendo uma manga e dividindo a manga com o irmão dela , gente por favor alguém sabe o nome deste desenho se passou na tv cultura ,mas não lembro o nome somente imagens na minha memória , se alguém souber vou ficar muiiiiiiiiiiiiiito feliz assim poderei tentar rever no you tube desde já obrigado e até mais.

  110. 162 Jhow Weber 29 novembro, 2013 às 6:30 pm

    ola alguem lembra de um desenho, onde uma menina atravessava um espelho e ia pra um outro mundo, onde tinha varias fabulas famosas inclusive de uma q lembro q era do cabeça de ovo q ficava ensima do muro, e pra voltar ela tinha q voltar do mesmo jeito pelo espelho, acho q o espelho ficava no porao ou no sotam, se alguem lembra ajuda ae, valew

  111. 163 marcia de almeida ueda 26 fevereiro, 2014 às 11:58 pm

    tenho muita saudade do desenho da mena uma menina da índia e seu irmão,onde o assunto era sempre sobre o amor colaboração amizade,afazeres domésticos no lar….alguém pode me ajudar na época minha filha tinha5 anos hoje tem 19,gostaria de dar esse presente a ela

  112. 164 Hélio Ornellas 1 abril, 2014 às 1:14 am

    Alguém sabe o nome de uma série, que tinha dois apresentadores (Ana e Pedro, se não me engano), que contavam a história como participantes.
    Não é muito antiga, passava ainda em 2005, mas não lembro se era na TV Escola, no Futura, ou na Cultura…

  113. 166 Morpheus 22 julho, 2014 às 4:47 am

    Pena que, aparentemente, cheguei tarde demais… Acho que estou ficando louco pois, nem mesmo os mais saudosistas chegam sequer a citar aquilo que procuro… Era um “clipe” com uma música em francês(?) e as imagens eram de animais poligonais(?) andando num carrossel…
    Procuro por ela há 03 (três) anos e ainda não encontrei o mínimo sinal… Peço ajuda no e-mail: -budweiser.sempre@hotmail.com

  114. 167 Taty 24 julho, 2014 às 6:07 am

    ola. Estou procurando o nome de um programa que eh do exterior, nao consigo lembrar o nome. eu ja vi no youtube. tbm nao faco ideia de que canal e epoca ele passou no BR. (moro no exterior) me lembro que eh um homem que ensina as criancas a fazerem briquedos ou coisas do tipo com materiais reciclaveis. lembro que tem um monte de gavetas no fundo do cenario e tbm tem uns bonecos com formas geometricas. Alguem saberia me dizer o nome desse programa por favor? meu email eh kindtaty@yahoo.co.jp Agradeco desde ja


  1. 1 Retrô: os programas infantis da Cultura nos anos 90 « budrush.com | diversão + reflexão Trackback em 8 fevereiro, 2009 às 11:18 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




AddThis Feed Button

AddThis Social Bookmark Button


Twitter Budrush

  • Isso é muito legal: uma série documental mostrando alguns dos maiores nomes da game music japonesa. Nostálgico,... fb.me/21iZQGNBs 1 day ago
  • Aplausos merecidos para a Luciana Genro. Não concordo com muita coisa que ela prega, mas ao menos ela eleva o nível do #DebateNaRecord 2 days ago
  • Mas o que foi essa falação do Levy Fidélix agora, gente? Homofobia é pouco pra definir. #DebateNaRecord 2 days ago

Vale a Pena Ler de Novo


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: