Retrô: os programas infantis da Cultura nos anos 90

Isso sim é 'Q' de qualidade!
Isso sim é Q de qualidade! =D

Programas de alta qualidade, sucessos de público e crítica, faziam da TV Cultura a queridinha do público infanto-juvenil. Relembre agora alguns destes clássicos

Como você já viu aqui no budrush.com, a Cultura estreou recentemente sua nova programação. E já era sem tempo, pois a emissora estava devendo a criação de novos programas bacanas há uns bons anos.

Se você está na faixa dos vinte anos, prepare-se agora para uma sessão nostalgia das boas. Vamos fazer agora uma rápida viagem no tempo e relembrar os excelentes programas infantis produzidos pela TV Cultura de São Paulo durante a década de 90. Preparado?😀

.

Entre a criançada, Xuxa era a líder absoluta de audiência, popularidade e músicas de gosto duvidoso. Aliás, a primeira metade da década foi marcada pela disputa entre a rainha dos baixinhos, Mara Maravilha e Angélica – algumas, como Eliana “Dedinhos” e Mariane (lembra dela?) corriam por fora. Em comum, todas seguiam a mesmíssima fórmula: despertar em nós, pobres criancinhas daquela época, o sentimento consumista que tínhamos em nossas entranhas. Sim, o que importava mesmo era vender discos, sandalinhas ou até mesmo filmadoras (!). Além disso, a rivalidade entre as apresentadoras não raro despertava a ira entre os seus fãs – há quem diga que muitos saíam no tapa, vejam só. Fora os factóides que surgiam, como pactos com o demônio ou macumbas destrutivas. Algo deveras educativo, enfim.😛

Mas nem tudo estava perdido. Como um verdadeiro oásis perdido no deserto da programação infantil, eis que tínhamos também a TV Cultura em seu momento mais prolífico. Foi nesta década que a emissora produziu alguns de seus maiores clássicos – que, de tão bons, permanecem em exibição até hoje. Vamos conferir agora, então, algumas dessas pérolas de grande valor que marcaram a infância de muitos marmanjos de hoje em dia.

Rá-Tim-Bum

Vê se lembra: Com direção geral de Fernando Meirelles – é, ele mesmo – e a presença de veteranos como Marcelo Tas (hoje no CQC) e Carlos Moreno (o “garoto” Bom-Bril), Rá-Tim-Bum marcou o gênero infantil por apostar no lado lúdico e em fugir dos estereótipos. Entre outras coisas, passava às crianças noções de ecologia, cidadania e matérias como Português e Matemática. Ganhou medalha de ouro no Festival de TV de Nova Iorque.

Por que é clássico: Impossível esquecer quadros como o da menina Nina (Iara Jamra) e sua boneca Careca, do Detetive Máscara (Carlos Moreno) e a cobra Sílvia (“É Sssssssssssilvia!”) ou o do Professor Tibúrcio (Marcelo Tas). Além disso, eternizou o bordão “Senta, que lá vem a história” e tinha uma abertura sensacional em todos os sentidos. Veja só:

Glub Glub

Vê se lembra: Uma TV que cai no fundo do mar e é alimentada por um peixe-elétrico faz a alegria dos peixes Glub (Carlos Mariano) e Glub (Gisela Arantes), além da caranguejinha Carol (Andréa Pozzi). Glub Glub se destacou na história por trazer para a TV brasileira desenhos e animações alternativos, vindos de países como Alemanha, Bélgica, França e Inglaterra. O cineasta Cao Hamburguer (de O Ano em que os Meus Pais Saíram de Férias) chegou a produzir uma série especialmente para o programa.

Por que é clássico: Só o fato de apresentar animações undergrounds já tornam o programa um dos blocos de animação mais importantes que o país já teve. Mas, para variar, tudo era muito bem feito e de um primor para a época. Novamente, temos uma abertura magnífica:

X-Tudo

Vê se lembra: Com um formato mais despojado, voltado principalmente aos pré-adolescentes, X-Tudo apresentava um bom conteúdo de Ciências e Literatura. Mas era na variedade de temas discutidos – que sempre ligavam temas escolares ao cotidiano –, no carisma do gorducho Gersón de Abreu e na simpatia do boneco X que estavam os grandes destaques do programa. Fernanda Souza, que foi de Chiquititas e hoje faz sucesso em Toma Lá Cá, começou sua carreira aqui, quando era uma mera menininha.

Por que é clássico: X-Tudo era um programa ágil para a época. Além disso, os temas eram discutidos de forma inteligente, mas sem ser chato. Mais uma vez, a Cultura deu um show no tratamento gráfico das vinhetas e sons: a abertura era muito bem feita. Veja um trecho do programa:

Mundo da Lua

Vê se lembra: “Planeta Terra chamando. Planeta Terra chamando!!!”. Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral) é um garoto de uma típica família de classe média que ganha de seu avô (Gianfrancesco Guarnieri) um velho gravador ao completar dez anos. Em meio aos problemas que passa a viver devido à passagem da infância para a adolescência, Lucas cria no gravador histórias que ilustram o modo como ele gostaria que fossem as coisas. Seu pai era interpretado por Antônio Fagundes – ele e Guarnieri foram liberados pela Globo.

Por que é clássico: A produção da série era de baixo custo, mas nem por isso o programa faltou com qualidade. A criatividade era o ponto principal do programa, que discutia temas familiares e educacionais de maneira bem divertida. Chegou a passar na Globo, dentro do Xou da Xuxa, por um breve período. Um fato curioso é que, no começo de 1992, Antônio Fagundes podia ser visto simultaneamente como o pai de Lucas em Mundo da Lua e como o vilão Felipe Barreto, na novela O Dono do Mundo. Veja um episódio da série:

Castelo Rá-Tim-Bum

Vê se lembra: Nino (Cássio Scapin) é um garoto que não consegue se matricular em nenhuma escola porque tem nada menos que 300 anos. Solitário, faz um feitiço que atrai para o enorme castelo onde mora três crianças: Pedro (Luciano Amaral), Biba (Cíntia Raquel) e Zequinha (Fredy Alan). Após conquistar a amizade deles no primeiro episódio, Nino passa a recebê-los todos os dias e a viver várias aventuras e brincadeiras. Apesar de os episódios terem uma história, estes eram intercalados por vários quadros diferentes, que transmitiam conceitos pedagógicos e apresentavam muitas curiosidades. Ganhou medalha de prata no Festival de TV de Nova Iorque.

Por que é clássico: Simplesmente o maior êxito da história da TV Cultura e a série infantil mais bem sucedida da TV brasileira. Em 1994, Castelo Rá-Tim-Bum chegava a marcar 18 pontos no ibope, perdendo apenas para a novela A Viagem, da Globo. Tudo neste programa é muito bem feito. Na época, a qualidade visual, artística e sonora da série chegava a superar muitas das produções de primeiro time da Globo. Fez tanto sucesso que rendeu vários produtos licenciados e até uma versão para o cinema, dirigida por Cao Hamburguer – idealizador do programa ao lado de Flávio de Souza. Veja um episódio:

Cocóricó

Vê se lembra: O menino caipira Júlio é o protagonista da série, que tem como cenário o mundo da fazenda e dos animais. Junto com o cavalo Alípio, a vaca Mimosa e mais um monte de bichos, o garoto vivia histórias que passavam noções de amizade, cidadania, solidariedade e cotidiano. Ah, e Cocoricó trazia de volta algumas animações undergrounds que haviam ficado de fora após o término do Glub Glub.

Por que é clássico: Cocoricó estreou em 1996 e foi um grande sucesso de crítica. Curiosamente, porém, só foi cair nas graças do público no início desta década, quando os desenhos foram suprimidos e o programa passou a contar apenas com histórias da própria turma da fazenda. Ganhou novos personagens, cenários e clipes musicais. Ganhou o prêmio de melhor programa infantil no Festival Prix Jeunesse Iberoamericano em 2004, no Chile. Abaixo, a abertura original do programa, de 1996:

E, assim, terminamos nosso Retrô de hoje. Caramba, desta vez tivemos bastante coisa, não? Isso porque eu nem comentei dos programas importados que também fizeram sucesso na emissora nessa época, como O Mundo de Beackman, Doug, Animais do Bosque dos Vinténs, As Aventuras de Tintim, A Pedra do Sonho e muito mais. Mas isso fica para uma próxima oportunidade… ou não.

CHEGA!!!😀

Atualização: atendendo a pedidos, fiz a segunda parte dessa série. Confira!

Imagem do post: montagem sobre imagens de divulgação.

Com informações dos sites InfanTV, Teledramaturgia e Wikipedia.

_

Veja também: Retrô: A Próxima Vítima (Globo)

_ _ _

193 comentários sobre “Retrô: os programas infantis da Cultura nos anos 90

  1. Parabéns, Budrush, o teu blog parece que anda se especializando em mídia, hein? Senti falta de alguns: Cata-Vento, ZYBemBom (acho que era isso…), Lanterna Mágica, um lá da Lucinha Lins, Bambalalão… sei que tem mais, mas por hora são os que eu lembro. Ah, tinha o Agente G! Vou parar por aqui antes que me sinta mais velho ainda… Mundo da Lua é o melhor!

    Curtida

    1. Ai meu Deus, acho que tô véinho tbm…rsrsrs… O da Lucinha Lins passava na extinta TV Manchete, e se chamava Lupu Limpim Claplá Topô, não sei como decorei este difícil nome, e tampouco nunca soube como o inventaram…rsrsrs… Bambalalão acho que tinha duas moças à frente do programa, uma era uma tal de Gigi, acho que a outra era Silvana… Que memória do cão hem ? rsrsrs…

      Curtida

  2. Amigo Ryu, não me leve a mal, mas a maioria desses programas que você citou são dos anos 80 ou antes. Ou seja, tu és velho mesmo!😀
    Ah, e o Agente G era da Record. Foi apresentado pelo Gérson de Abreu, que saiu do X-Tudo em 1995. Ele morreu em 2002, vítima de um infarto.😦

    Curtida

  3. Nossa Bud, parabéns, me deu mó saudade da minha infância essa matéria!

    A Cultura é uma das únicas emissoras abertas que ainda transmite programas de qualidade. Faltou O Mundo de Beackman, num era própria da Cultura, mas era muito boa.

    Mundo da Lua era muito bom mesmo! Lucas Silva e Silva era o cara!

    Seria legal outro post falando dos programas que você citou no final do texto.

    Curtida

  4. Caramba Bud, ficou muito bom esse post! Sem duvida é o melhor retrô que vc já fez por aqui. E faço coro com o Fernando, ponha uma segunda parte com os programas “importados”!😀

    Curtida

  5. Eita Budrush…

    Meu, você quase me fez chorar agora…

    A Cultura tratou das crianças e pré-adolescentes de forma muito especial, sem tratar o público como idiota.

    Lembro que nessa época, passava antes da programação infantil, por volta das 17:30, um programa chamado “O Professor” em que um Japa, ensinava conceitos de física, química, biologia e por vezes matemática, de forma muito simples, com uma historinha de fundo, que sempre terminava de maneira engraçada.

    Os adolescentes também eram tratados de forma coerente na época.

    MAs engraçado é ver que até eu, que na época tinha entre 9 e 10 anos, e consequentemente estava na 4ª Série,não tinha física ou química, mas via esses programas.

    É claro que, emendava a tarde e o começo da noite vendo programas da cultura.

    Agora, os programas ou ficaram muito “Dã” ou burocráticos demais… espero que a nova programação dê um jeito nisso.

    Curtida

  6. Chega chora, hein, Gustavo!:)
    Então, eu até pensei em colocar O Professor, que era apresentado pelo “japa” Sadao Mori, um consagrado professor de Física de SP. Mas como não achei um videozinho sequer do programa, resolvi limá-lo da lista. Mas você não vai chorar por causa disso, certo?😀

    Curtida

  7. Hum… Que saudades! Eu era muito fã da XUXA, vivia dançando ilariê com os sapatos de mamãe. Até que descubri a programação da TV CULTURA, mas ai já era tarde, o estrago já tinha acontecido. rsrs…
    Minha mãe tem raiva daquela bruxa loira, feia, horrorosa, até hoje, hihihi…

    Curtida

  8. Que nada Bud, eu também gostava. Porcaria era comigo mesmo, Mara era uma chance a mais de poder dar pinta, quando ainda era somente uma inoceeeeeente criança.😉

    Curtida

  9. Adorava X-Tudo. Aprendi muita coisa lá. Pena que, na última vez que vi, ficou reduzido a uns 5 minutos, acho. Bem, como minha TV pifou e tô reduzido a uma TV meio defeituosa de quando tinha 5 anos, não vi nada da TV Cultura atualmente pois ela não sintoniza mais (era do tempo da sintonia manual). De qualquer forma, belo retrô. E espero o segundo retrô. Adorava Doug e O Mundo de Beackman.

    Curtida

  10. Parabéns pelo post, e por resgatar esses clássicos que marcaram nossa infância.

    Eu lembro que passava boa parte do dia na frente da TV, assistindo todos os programas da TV Cultura. Lembro também que, nessa época, a TV Manchete fazia história passando os primeiros animes no Brasil, tipo Cavaleiros do Zodíaco e Shurato. É por essas e outras que não é exagero ser saudosista e dizer “não se faz mais programas de televisão como antigamente”.

    Sou a favor não só do post com os programas importados da TV Cultura, como também os da Manchete, por que não?

    Curtida

  11. Excelente artigo publicado, sou um dos telespectadores que tiveram uma infância de sorte, passei desde meus 10 anos até meus 15 vendo a programação impecável da TV CULTURA, precisamos de programações assim, valeu por publicar este artigo!!!

    Curtida

  12. Caras gostei muito deste blog, mas por favor faltou adicionar um seriado que foi muito famoso e tb genial. Era a história de uma garota que tinha poderes de telecinese e viajou para o Futuro para salvar sua amiga de um vilão muito malvado (não me lembro o nome dele), e durante essa tentativa de resgate ela corria sérios problemas e passava por vários desafios (este seriado tb era importado). Era muito loko. Por favor se alguém lembrar o nome da série me passa um e-mail ramonphillipe@hotmail.com que ficarei muito agradecido.Ah, tb faltou adicionar o desenho da Pedra dos Sonhos, meu favorito quando criança.

    Valeu…

    Curtida

  13. oii adoreiiiii, muitas sdds…fikei emocionada de er os videos..volta ainfancia com certesa rsrs..mais entaun eu me lembro q quando era crinaça passava uma serie na cultura a familia aalguma coisa rsrs, nao em lembro o nome correto, acontecia uamss histoorias de suspense e tals..nao em lembro mem o nome inteiro qria saber ce vc poderia postar algo a respeito..ou entaun me mandar um e-mail, qria mtooo baixarrrr…ou sei la, adorava essa serie, mais entaun vc ta de parabens, qro q 3° parte das programaçoes antigas rrs..bjoss vlwwww

    Curtida

    1. BOM EU FUI PESQUIZAR… PQ EU TBM JA TINHA PROCURADO ALGO SOBRE A SERIE E SABIA QUE TINHA MAIS INFORMAÇOES EM OUTRO SITES

      Alana, A Garota do Futuro (‘The Girl From Tomorrow’) é uma série televisiva australiana (dramática/infantil), criada pela Film Australia, em um total de 12 episódios de 24 minutos de duração. A série mostra Alana, uma garota do ano 3000. No início da série, ela é sequestrada por Silverthorn, um criminoso do ano 2500, e é trazida para o ano 1990.

      No ano 1990, ela faz amizande com Jenny, que a ajuda a se adaptar a vida de uma era desconhecida para ela e, posteriormente, a ajuda a voltar na sua época de origem.

      A série teve uma sequência, The Girl from Tomorrow Part II: Tomorrow’s End.

      BOM AI TEM UM LINK DO YOUTUBE COM VIDEOS DA SERIE NAUM ENCONTREI EM PORTUGUES
      http://www.youtube.com/results?search_query=%27The+Girl+From+Tomorrow%27&search_type=&aq=f

      Curtida

      1. nossa muito legal tbm lembro da lana , mas sao poucas pessoas q lembra desse programa ,obrigado pelas informaçaoes,vou relembra minha infancia.

        Curtida

  14. ola TIAGO, eu me lembro o nome dela era “ALANA” ela tinha tipo um arco que colocava na cabeça na frente da testa com um pedra magica e chamava “TRANSDUTOR” passava nos anos 90, nas tardes da tv cultura mais parece que só nos assistiamos pq eu pergunto pra muita gente e niguem se lembra…. kkkkk
    Bom pelo meno agora sei que eu naum estou louco… kkkkkkk

    Curtida

    1. nossa gente muito bom isso era uma criança e me lembro desse desenho muito bom reve-lo rsrsrs lembro que chamava a menina que tem um arquinho com poderes rsrsrsr

      Curtida

    2. Genteeee.. naum podemos esquecer da dramaturgia do inusitado ” Contos de fada ” … a histórias mais belas contadas e encenadas que pareciam até reais, confesso que a história mais arrepilante foi da Bela e a Fera…

      Curtida

  15. Olá. Vou deixar esse recado na parte 2 também.Bom….já sou marmanjo agora, mas participei dessa fase também, e estou a procura de uma musica de abertura de um programa sobre um coelho (se é que me lembro), e essa musica de abertura era de uma voz suave de mulher do tipo a da soprando “Sarah Brightman”. A história era sobre um coelhoe começava cantando e o coelho andando (ou pulando)no campo entre as arvores, (acho que era isso). Eu queria aquela musica, e queria assistir aquilo de novo, marcou pra mim. se alguem se lembrar o nome do programa ou da musica, responda aqui. grato!!

    Curtida

  16. Olá Novamente…Consegui….Com a ajuda da minha esposa, consegui descobri no youtube cenas do programa que eu queria, chama-se “A história de Peter Rabbit e seus Amigos – com Beatrix Potter, e o nome da musica no final do programa é “Perfect Day – com Miriam Stockley. veja aqui no youtube. http://www.youtube.com/watch?v=oXEHA6-5J-M&feature=related
    Cara!!!(ou crianças de plantão), como é bom rever isso!, e ouvir a linda canção de Miriam Stockley, Perfect Day.Bons Tempos, fui, amiguinhos….

    Curtida

    1. Puxa vida, monteiro. Há muito tempo procurava me lembrar do nome desse filmezinho. Ja sou cinquentona, mas assistia com minha filha, que na época tinha uns 2 ou 3 anos. Amava esse desenho. Era lindo! E minha filha, pequenina, quanta saudade.

      Curtida

  17. Estou precisando achar uma série que passava em um dos canais infantis, (por volta de 1998/99), que eram 3 personagens : 2 meninos e 1 menina (esta falava espanhol). Esses bonequinhos eram confeccionados de pano, cabelo de lã. Eles moravam numa casinha, tipo choupana, num bosque, e gostavam de espiar o que as crianças (as de verdade), faziam .
    Alguém sabe?

    Curtida

  18. Nossa… realmente voltei a minha infância…
    Parece que fiz uma viagem no tempo ao ler as descrições dos programas.
    Passava o dia todo assistindo TODOS os programas da TV cultura, independente se era um programa infantil. Sempre fui meio “nerd” e adorava todas as séries. Me lembro que tinha uma Chamada OS INCAS, era um documentário sobre a civilização Inca, e concerteza me marcou.
    Sou Educadora e sinto muita falta desses programas. Acho que as crianças hoje não tem mais uma infância sadia e produtiva. Com esse tipo de programa nós aprendíamos assistindo TV, hoje as crianças aprendem apenas a fazer magias ou lutar.

    Curtida

  19. Oi gente!
    Lembro de tudo isso. Aliás, assisto Castelo rá tim bum até hoje. E Cocoricó também!

    Tava procurando da internet, mas não acho de jeito nenhum. Tinham uns desenhos que passavam nessa época na TVE, que ‘se perderam pelo tempo’.
    Tinha Pingu, Ernest (era um vampiro)…esses eu achei.

    Mas vocês lembram de um que era um casal que falava alguma coisa sobre como o tempo ia ficar, não lembro. Sei que geralmente passava sempre o mesmo episódio! Era alguma coisa tipo senhor e senhora brawn, brown…sei lá!
    E tinha outro que era curtinho, coisa de 5 minutos. Era um menino e uma menina que eram irmãos. Tenho quase certeza que o nome era com Z.

    Se alguém lembrar, por favooor, me avisa qual o nome!
    Estamos eu e meus pais aqui tentando lembrar. ahhaha

    Brigada
    =]

    Curtida

  20. Rodrigo eu meu primo assistimos cocoricó mas gostaria do saber se você não consegue encontrar o 1º ep.de cocorico eu só sei a data do primeiro episodio que é 8/4/1996

    Curtida

  21. amava assistir o desenho koki ele mim deixava muito alegre mesmo quando esta chateada com alguma coisa , e olha que eu era uma sapequinha dificil de fazer sorrir queria tanto rever este desenho ele é muito lindinho. koki-kikoko.rsrsrsrsrsrsr

    Curtida

  22. Bom! Gostaria de saber o nome de uma serie infantil que passava na decada de 80 ou 90 ,que não me lembro muito bem .Mas era de pequeninas pessoas ,so gosatria de saber nome poi eu me esqueci e gostaria de recordar ,era como uma “Cidade doas Pequeninos!

    Gostaria que me ajudasem a relembrar o nome pois é muito importante para mim!

    Desde ja Agradeço!..

    Gabriela

    Curtida

  23. Nossa confesso q fiquei emocionada lemndo tudo isso eu adora a cultura assistia todos esses citados acima, pedra dos sonhos e os animais do bosque dos vinténs nossa tenho 23 anos mais depois disso me senti crianca de novo .
    Obg

    Curtida

  24. Alguém ai lembra de um seriado Europeu da TV Cultura chamado Os Pequeninos??? Era muito bom, tinha uma menina chamada Arial que vivia com a família debaixo do assoalho de uma casa de campo… Eu não acho nada sobre este seriado, nem na net.

    Curtida

    1. Os pequeninos é o título em português para “the borrowers”(1992),
      que é uma série de livros ingleses de Mary Norton muito famosa.
      A ultima adaptação que está sendo feita é um filme japones e se chama Karigurashi Arrietty, prevista pra 2010.
      Alguem se lembra do seriado de gnomos da floresta que salvavam os animais de ferimentos feitos por caçadores e tinha casa debaixo do tronco de arvores?

      Curtida

      1. gente, não sabem como eu procurei saber desta série “os pequeninos”! nossa, pena não ter nada em português… ou tem?? Meu, amava esta série que passava na tv cultura! O maximo, valeu mesmo!!

        Curtida

  25. alguém se lembra do programa “Os bichos”? era um programa em que pesquisadores estrangeiros monitoravam a vida de bichos, insetos, etc.. era muito legal, mas nao acho nada na net sobre isso… t+

    Curtida

    1. Tiago, achou alguma coisa sobre essa série “os bichos”? Também era fã dela (passava logo após o jornal da cultura, lá pelas 13h) e não consigo achar absolutamente nada na net sobre.
      Lembro mais ou menos da abertura, com uma música muito bonita…

      Curtida

      1. Tiago e Alex, eu tambem ja garimpei tudo o que podia na internet e ate agora nada, quero MUITO achar esse serie, se alguem lembrasse o nome original ingles ou a produtora que fez ficava bem mais facil… Quero achar ou ate mesmo comprar, voces descobriram alguma coisa?

        Curtida

      2. Olá, alguém encontrou alguma coisa sobre a série Os Bichos?
        Gostava muito da abertura e até hoje quando estou dirigindo assobio a música de abertura.
        Gostaria de encontrar na net algum video para relembrar.
        Obrigado,
        Thiago

        Curtida

      3. Alex, procurei algumas coisas na internet baseado nas respostas da TV Cultura. Não encontrei nada, mas gostaria muito de rever a abertura. Vou continuar procurando e um dia postaremos aqui nossos resultados. Um abraço, Thiago

        Curtida

      1. Nada ainda… Esse que o Cristiano falou (wild América) era outro. Ele passava com o nome de América Selvagem. Não era o mesmo.

        Curtida

      2. Pessoal, finalmente consegui o nome original da série. Segue a resposta que recebi da TV Cultura:

        “Prezado Alex,
        Esclarecemos que a série “Os Bichos”, tem o título original
        “Global Family” e foi produzido pela NHK Internacional. Infelizmente não dispomos mais dos direitos autorais para exibição ou comercialização.
        Agradecemos por seu contato e interesse.
        Em 2014, ABRACE!
        ABRACE O NOVO, ABRACE CULTURA”

        Infelizmente não consegui nada sobre essa série também (creio que os japoneses não sejam muito clientes do youtube ou eles não usam tags em inglês).

        Curtida

  26. OLÁ, CONFESSO QUE FOI DIFÍCIL ENCONTRAR UMA MATÉRIA ASSIM: MARAVILHOSA QUE NOS FAZ LEMBRAR DE QUE ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS!!! QUERO VER SE VOCES PODEM ME AJUDAR AGORA: É O SEGUINTE: É SOBRE UMA PEQUENA SÉRIE QUE PASSOU HÁ MUITO TEMPO (ACHO QUE EM 199…), É SOBRE A HISTÓRIA DE UM PROFESSOR,SEU ASSISTENTE E UMA NETINHA E QUE POSSUÍA 3 ROBOS FEITOS COM UTENSÍLIOS DOMESTICOS (BULES, CHALEIRAS, PANELAS, ETC) UM PEQUENINO ERA UM DAQUELES BULES DE CAFÉ UM ADULTO(HOMEM) E UM ADULTO MULHER…
    ERAM EPISODIOS DE MISTERIOS MATEMÁTICOS, FISICOS E QUIMICOS, NOS QUAIS TEM A PARTICIPAÇÃO DE UM ATOR QUE FEZ ATÉ NOVELA NA GLOBO HÁ POUCO TEMPO (NA SÉRIE ELE SE CHAMAVA TIO MANECO OU ALGO ASSIM)
    ME PARECE QUE O NOME DA SÉRIE ERA “EUREKA” MAS NÃO TENHO CERTEZA…
    FOI INCRIVEM UM EPISÓDIO CHAMADO “O MATEMÁTICO MISTERIOSO” NINGUEM SABIA QUEM ERA, ELE SÓ FICAVA MANDANDO CHARADAS MATEMATICAS PARA O PROFESSOR!!!
    ERA MUUUITO BOM!!!
    ME AJUDEM!!!!

    Curtida

      1. não, até agora não…..
        me parece que fazia parte de uma série: ” as aventuras de tio maneco” ou algo assim…..
        penso em entrar em contato com a tv cultura, quem sabe eles nao nos ajudam?!?

        Curtida

      2. Foi um crime, uma palhaçada o que a TVE fez!!!
        Não tem perdão, isso é contra qualquer regre na televisão, não se apaga arquivos, vídeos nem nada parecido!!!
        Será que a TV Cultura de SP fez a mesma coisa?
        Nem no You Tube acha-se nada?!?
        Esse seriado foi o melhor dos melhores, ainda lembro, como se fosse ontem (eu hoje com 29 anos…).
        No episódio em que as pernas do Pichulé (se não me engano) começaram a crescer devido a ingestão de um alimento contaminado!! Pense no medo…
        É muito triste ficarmos sem essa lembrança em video ou dvd que seja….

        Curtida

  27. Ola, gostaria de saber se alguem lembra o no,e de uma série q passsou na cultura, acho q no final dos anos 90, q se passava numa ilha um dos personagens trabalhava numa rádio comunitária.A série era transmitida todo sábado atarde.
    Por favor, me ajudem!!!! .
    Desde ja agradeço.

    Curtida

  28. Boa tarde como chama aquele desenho q passava antigamente daquela familia de camundongos q viajando pelo mundo todo com aquele gordao que tinha uma kombi azul??????

    Curtida

  29. o nome do desenho dos gnomos q resgatavam animais é Gnomo Claus- Opening “La llamada de los gnomos” …eu tb estava louca pra sabr o nome..bjos,espero q tenha ajudado

    Curtida

  30. OLAAAA…. MEEWWWWW… QUASE CHOREEEEIII AQUI DE TANTA SAUDADEEE DESSA ÉPOCA !!! HOJE EM DIA AS CRIANÇAS ESTÃO FICANDO “RETARDADAS”, NAO TEM NADA QUE PRESTE PRA ELAS NA TV, QUE AS DIVIRTAM, OU AS FAÇAM PENSAR, É BIZARRO O NUMERO DE BUNDAS E PEITOS SILICONADOS QUE VEMOS A QUALQUER HORA NA TV… ISSO É BIZARRO, MAS ENFIM, PERFEITO SEU BLOG, QUERO VER MAAAISSSS.. MAIS E MAISSSSS…. PARABEEENS PELA PESQUISA !!!! MTO BOA MESMOOOOOOOOO !!!

    ** CESLSO, ERA A “FAMILIA CAMUNDONGO” MESMO… TINHA O WILLY E A RATINHA QUE NAO LEMBRO O NOME… ERA MUITOOOO LEGAAALLL TBM…!
    BJS

    Curtida

  31. Olá

    adorei ler esse post, que não foi um breve apanhado de dados de qualquer fonte, mas sim, um curioso emaranhadod e boas recordações de quem teve a honra de passá-la vendo a TV Cultura. Acompanhei todos os programas e reprises a partir de 1995. E viciei em todos os programas, mas vou citar alguns, além de O professor, mundo de beackman que era perfeito, mas importado…

    espero ver vc falando de Babbar, o Castelo da Eureka, Quebra Cabeça e Big Bag, que eram outros importados de sucesso.

    Lembro aidna, e espero que alguém lembre, do Gato Zap, Enciclopédia (que não era de crianças mas era interessantíssimo), Olho vivo (idem), e do tempo em que passava doug às 8 da noite, e depois foi substituído por tin tin.

    bons tempos, parabéns Brudush

    Curtida

  32. momento recordações doidas 2

    lembrei de As histórias do velho Urso, do Peter rabit, tinha tbm a Mena, aquele bloco estrangeiro em que um menino abria a porta e daí passava uma historinha, tinha tbm a Família Twist e aquele cachorro branco que falava e eu não lembro o nome, o Rupert…

    bons tempos

    Curtida

  33. nossaa …. tipo assimm eu me lembroo de um programa que passvaa nos anos de 1998 e 1999
    caraa euu me lembro de 1% do que aconteciaa

    eramm tipo clip’s dee incentivo pra criançaa ..

    aii tinhas as musiquinhas laa

    tipo quando a criançanum queria comer aii tinha e um cara oferecendo uma fruta pra ela
    a musiquinha ” experimente ”
    a mãe que ia ganhar um bebe e a menininha cantava assim

    trecho da musiquinha ( mamae vai ter um bebe ,e eu vou ajudar a cuidar “)

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk euu seii que não ajudou muitoo sabee … mas eu seii que eu amava esse programa e passvam as msm coisas todo sabado ou domingo de manha
    no msm horario … cara eu tinhaa 8 anos de idade num lembroo de nadaaaaaaaaaaaaaa
    to tão tristeee =/ nem tem como falar direito pq eu so lembro desssas duas cenas
    mas se alguemm sabe me manda por favoooooor um sinaal de vida

    bjinhos

    Curtida

  34. Eu queria saber se alguém se lembra de um programa que passava pela manhã que tinha um pessoal fazendo ginática. Eu me lembro que eram 3 pessoas. Uma mulher com o cabelo curtinho e mais 2 pessoas que faziam alongamentos e exercícios físicos.

    Ahhh…como eu amava a Tv Cultura, ainda hoje eu me pego assistindo…
    Lembro principalmente de Doug as 8 da noite, As aventuras de Tin Tin, Peter Rabbit e seus amigos (ADORAVA), X-tudo, Castelo Ra-tim-bum, Meena (Ah que saudade), Babbar ( que agora vai passar em tv fechada)…ennfim…é impossivel ser quem eu sou, sem essas lembranças….
    Obrigada pela atenção!

    Curtida

    1. Oi Leticia, o menino q nasce de um repolho é um episodio da serie A familia Twist, uma familia q morava num farol, eu nao lembro muito da série mas era bem legal na época.

      Curtida

  35. por favor, alguém se lembra de um liiiindo desenho em que aparecia uma escritora(era uma pessoa mesmo) que ia escrever uma historia e assim que ela começava a contar , aparecia um desenho animado de uns ratinhos, coelhinhos, etc, muito lindo todo em tons pastel que contracenavam enquanto ela contava? ~era uma produção européia, acho eu, e é claro, passava na tv cultura!

    Curtida

    1. Martha
      Esse desenho se chama As aventuras de Petter Rabbit e é realmente maravilhoso. São contos da escritora inglesa Beatrix Potter. No Youtube tem a abertura e o fechamento do desenho e alguns episodios tbm mas tudo em inglês, a musica do fechamento é linda se chama Perfect Day da cantora Mirian Stocley. Se vc for uma apaixonada pelo desenho como eu, vai gostar de ver esse site: http://store.peterrabbit.us/, fala sobre os contos, sobre a escritora e tem tbm a venda dos personagens em pelúcia. Espero q goste.

      Curtida

  36. oi pessoal
    vamos ver se vcs podem me ajudar.
    em 1997 minha filha tinha uns 6 meses ela adorava assistir um programa onde havia bonecas em forma de flores e uma musica muito divertida me parece com instrumentos musicais.
    sera que estou viajando, nao sei, mas eu acho que era mais ou menos isso.

    ate mais.

    Curtida

  37. Muito legal esse post! Embora eu reconheça que está meio velhinho pra postar um comentário, ainda mais uma pergunta, mas vai mesmo assim. Rsrs… Lembra-te de uma série que substituiu a “Família Twist” e se passava na Austrália o pai da família era um astrônomo eu acho, e tinha um garoto que andava de skate em um rádio telescópio? Não consigo lembrar do nome dessa série por mais que tente. Se tú se incomodar de responder agradeço desde já.:-)

    Curtida

  38. SUPER OBRIGADA, eu tambem estava procurando a muito tempo sobre o tema de: A hist´ria de Peter Rabbit e seus amigos, Ameiiiiiiiiiiiiiiii. Muito Obriga mesmo

    Curtida

  39. Pessoal.. muito legal esse site..
    procurei por muito tempo o nome daquela serie de uma familia pequena que morava embaixo de um assoalho de uma casa.. e finalmente achei um link no youtube.. pena nao ter tradução..

    Curtida

  40. Ola
    queria saber se alguem aqui lembra o nome do desenho de uma mulher que morava em um sapato??
    Eu era pequena e adoravaaaa vê-lo.
    mas nao acho imagens nem videos dele!!

    vcs lembram???

    Curtida

  41. Olá pessoal,

    Alguém sabe de uma seriado que passava na Tv Cultura de tarde que se passava num quarto de criança, daí tinha uma bolsa de aguá falante, um carrinho, um skate? Alguém lembra? To doida pra ver de novo….

    Abraços.

    Curtida

    1. Oi gente.
      Ameeeeei este post.
      Realmente os desenhos de nossa infância eram muito muito melhores mesmo que os de hoje.

      Esse desenho da bolsa de água quente era o ‘Johnsson & Friends’.
      Tem um video aqui http://www.youtube.com/watch?v=vmc6fmE1eTk

      Ainda lembrei de outros, e encontrei alguns mais no Youtube:

      Rua dos Pombos

      Bertha (querida Bertha, você é um sonho para mim, ao pensar no seu trabalho sem fim, você sempre está em cima… podemos contar com você)

      Cobi

      Um desenho de massinha (não sei o nome)

      E outro de massinha

      Morph (massinha)

      Plonsters

      Sam, o bombeiro

      Os dois heróis

      Ric

      Pato Dínamo

      Satelity City – Turma do bom clima

      Bouli (Com seu chapéu e narizinho vermelho…)

      Arrume tudo e Pare com Isso…

      Os Urbanoides

      Os companheiros

      Ernest, o vampiro

      Jimbo

      Bojan

      Rupert

      Os cachorrinhos

      Desculpa gente, me empolguei…

      Curtida

      1. Cristina!!! Isso não se faz com um ser humano, muita maldade sua!!! To com o peito doendo demais aos ver os cachorrinhos novamente! Nos dias de hoje, perdemos tanto tempo sendo frios e sistemáticos, esses vídeos que você postou, foram um choque pra mim!! esses eram meus programas preferidos na infância : Contos de fada, Meena, Ra-tim,bum, Pingu, Koki, Energia, Ernest, Bouli, Ric, Bertha, Mourph e Os cachorrinhos e alguns anos depois O fantasma escritor. Cris, valeu mesmo, Voce me fez ter lembranças que achei que nunca mais teria 😀

        Curtida

  42. gostaria muito de rever um clipe da tv cultura…ñ lembro o nome,mas era um ratinho q queria casar com a lua…com a nuvem…com a parede…sei lá…no final ele encontrava uma ratinha.rsrsrs quero muito mostrar pra minha filhinha de 3 anos…esse clipe passava há uns7 anos.eu parava td e saia correndo pra assistir….ammmoooo!me ajudem!

    Curtida

  43. Nossa que maravilhoso tudo isso *.* sinto cada vez mais saudades desse tempo =(, mas vcs não podem se esquecer do Pequeno Urso, um ótimo desenho também! e se alguém soubesse me informar onde está passando o rei babbar em canal fechado eu agradeço!!!!!

    Curtida

    1. Esta passando na net, no Discovery Kids, mas, eh uma versao mais nova, onde Babar jah tem um filhinho de nome Badou.
      O nome do desenho ficou: Babar e aas aventuras de Badou. Aaaah eh em 3d.

      Esepero ter ajudado!

      beijuu!

      Curtida

  44. nossa!!!!
    isso sim era desenho!!!
    pra mim na verdade esses são os melhores até hoje!
    a criançada de hoje verdadeiramente não sabem o que é desenho de verdade.
    parabens para os organizadores!!!!!!!!!
    que saudade!!!!

    Curtida

  45. gente me ajudem vcs se lembram de uma serie que ensinava as crianças a fazer coisas do dia a dia como escovar os dentes…td acontecia em uma floresta ai tinha um menino e uma menina e um dinossalro(acho que era)teve um episodio que eles fiseram a dança da chuva…nao lembro-( nao era desenho era filmado
    ha e outra que eu queria lembrar o nome era uma que eu nem gostava tanto,que tinha uma gosma roxa que falava era estilo power rangers.

    Curtida

  46. gente me ajudem vcs se lembram de uma serie que ensinava as crianças a fazer coisas do dia a dia como escovar os dentes…td acontecia em uma floresta ai tinha um menino e uma menina e um dinossalro(acho que era)teve um episodio que eles fizeram a dança da chuva…nao lembro-( nao era desenho era filmado
    ha e outra que eu queria lembrar o nome era uma que eu nem gostava tanto,que tinha uma gosma roxa que falava era estilo power rangers.

    Curtida

      1. OMG! Obrigado Babi!
        Estou tentando lembrar dessa série faz uns anos. Todas as pessoas da minha época para as quais pergunto sobre ela falam que eu sou louco e que não existia nada assim.
        Agora sim! Graças a sua ajuda eu consigo ter certeza que não era um sonho! Amava essa série!😉
        A única que lembra mas que não lembra o nome tbm é minha irmã. Fiquei em choque agora… rs. Vlw mesmo!

        Curtida

  47. Muito bom relembrar tudo isso, uma pena a nova geração não gostarem de coisas assim…
    Alguem lembra de uma serie passado em meados da decada de 90 achou eu q na cultura mas não tenho certeza e depois reprisado na record tbm nãon tenho certeza, a serie é de um casal de amigos adolescentes q se apaixonam aos poucos , realmente não lembro muito.
    Gente não sei se alguem vai conseguir me ajudar, até pq lembro bem pouco , mas se alguem conseguir manda pra mim o nome dessa serie o email é nosliam_3d@hotmail.com
    Muito obrigado

    Curtida

  48. Olá pessoal, gostaria muito de saber se alguém lembra de uma animação que tinha um patinho em stop motion que na abertura pulava amarelinha, morava numaespecie de vila e adorava sorvete. Era amarelo.

    Curtida

  49. ola gente, alguem lembra de uma historia q era contada por uma pintora sobre uns coelinhos ela contava para uma coelha chamava tabata!!! se alguem lembrar por favor me mandem o nome estou procurando a algum tempo, ate achei um comentario mas nada do nome. obg!!

    Curtida

  50. OI GENTEE.. EU LI OS COMENTÁRIOS UM POR UM NA ESPERANÇA DE ALGUEM TER PERGUNTADO SOBRE UM DESENHO QUE EU ME LEMBRO, MAS NINGUEM COMENTOU.. =(
    ALGUEM LEMBRA DE UM CACHORRO QUE CONTAVA HISTÓRIAS? EU NÃO SEI NEM A RAÇA MAS ELE ERA UM CÃO DE VERDADE MESMO, FICAVA SENTADO E CONTAVA COISAS.. SE EU NÃO ME ENGANO TINHA UM EPISÓDIO Q ELE ESTÁ COM UM TAMPÃO NUM DOS OLHOS… =/
    ALGUÉM SABE QUAL ERA O NOME?????

    Curtida

  51. Olá. Gostaria de saber sobre um programa da cultura da década de 90 que se passava em um restaurante ou um café cujo objetivo era aprender inglês. Tenho procurado mas não consigo achar nada.

    Se alguém souber, favor mandar um e-mail para : francielebadu@gmail.com

    Obrigada!

    Curtida

  52. Graças a Deus tive oportunidade de assitir todos os programas citados. Apoio vários comentários da boa qualidade dos progrmas, inteligentes e bons. Gente, parte da minha educação e valores foi construída com esses programas de TV, isso é muito ‘loco’, ainda mais pra quem mora em MG, norte, quase baiano. Sinceramente tenho pena do que a maioria de nossas crianças acompanham na TV hoje em dia… Meus cumprimentos pelas belas lembranças.

    Curtida

  53. Aí pessoal vcs esqueceram de citar um dos melhores seriados da década de 80/90 Anos incríveis, meus anos incríveis era demais esta série…Quem se lembra da aventuras de Kevin Arnold, Paul Pfeiffer, Wayne e Winnie ?
    Sinopse da série:

    A série se passava no final dos anos 60, e contava a vida de Kevin Arnold, sua família e seus amigos. A narração era feita pelo Kevin adulto, que tinha sempre uma visão muito particular dos acontecimentos da sua infância e adolescência.

    Jack era o pai de Kevin, um sujeito turrão, veterano da guerra da Coréia, que sustentava sua família trabalhando na Norcom. Norma Arnold era a esposa ideal, carinhosa, excelente cozinheira, mãe preocupada. Karen era a irmã mais velha, idealista e hippie. Wayne era a definição do irmão pentelho, ele não deixava Kevin respirar aliviado cinco minutos, principalmente quando seu melhor amigo, Paul Pfeiffer, estava por perto.

    Paul era o melhor amigo que se podia ter, leal, cdf e alérgico a quase tudo. Os dois estudavam no Colégio JF Kennedy, junto com Winnie Cooper. Gwendolyn, nome verdadeiro de Winnie, era sua vizinha, colega, amiga e namorada. Os três continuaram amigos ao longo dos anos, mesmo com as indas e vindas no romance de Winnie e Kevin, mesmo em escolas diferentes, mesmo em bairros diferentes

    Curtida

  54. Passagem Bíblica: ” Qdo era menino, pensava como menino, agia como menino, Hoje sou homem”
    Bem o q qro dzr é que foi “é” muito bom lembrar os programas infantis da Tv Cultura, mas…, tem uns da minha fase da adolecencia q tb gostava muito de assistir, tais como: Vitrine; Revistinha; Fanzine; e n falar do Mat. Prima apresentado por Serginho Grosman, gostavamuito mesmo dela neste programa, mas qdo passou para o SBT ficou ruim, qdo foi para a Globo…..pior ficou.

    Curtida

    1. Eu li TODOS os post desta matéria e com exceção de voce pantaleao, ninguem lembrou do Gato Zap. Tem também uma série internacional de contos de fadas. Não era desenho eram atores mesmo. Lembro de um episódio de um cara que não sabia o que era ter medo e foi parar num castelo onde ninguem sobrevivia por mais de 3 noites. Queria lembrar o nome do programa e assistir de novo? alguem compartilha comigo esta lembrança? Como gostaria de ser o peterpan!

      Curtida

  55. oi,galera ,a 17 anos atras passava um desenho de vários animais em uma floresta eles tentavam sobreviver fugindo dos caçadores e do desmatamento ,não me lembro do título mas adorari que informassem,foi e ainda é meu desenho predileto como também tin tin,dougue,pinguim,pequeno urso camundongos aventureiros

    Curtida

  56. Eu gostaria de saber se alguem sabe o nome do desenho, que no caso so me lembro da abertura.
    O bonequinho saia de um estojo com um cachorro e ambos eram feitos com formas geometricas, se alguem souber me avise faz tempo que procuro e não acho.

    Curtida

  57. As histórias do Velho Urso é demais…
    Encontrei no Post… Achava o maior barato, a maneira que as histórias são contadas eram de alguma maneira encantadoras e empolgantes para mim.
    Muito bom encontrar os episódios…
    \O/

    Curtida

  58. Muito legal, essa postagem! Eu tinha meus 8, 9 anos quando comecei a ver vários desses programas da TV Cultura. Até hoje me lembro de muitas coisas que aprendi vendo “O professor”, “X-Tudo”, dentre outros. Programas realmente educativos, inteligentes e que não precisavam de nenhum apelo sexual para chamar a atenção das crianças. Parece-me que as coisas mudaram bastante, e não exatamente para melhor…

    Curtida

    1. Amei esse post!!
      Mas gostaria de saber se alguem sabe sobre o seriado “Alana, A garota do futuro”… queria um episodio q fosse dublado ou pelo menos legendado.
      Não sei se vcs lembram, mas era de uma guria que vinha do futuro, o que mais lembro é que no ano 3000 as pessoas vao brigar por agua…e tomam banho passando um laser pelo corpo. Adorava ela e suas estrelinhas tatuadas no rosto hehehe

      Curtida

  59. Olá galera, não lembro se passava no canal Cultura, mas alguém aí lembra de um programa que os personagens eram desenhos e os humanos explicavam sobre as construções e outras coisas envolvendo ciência e os elefantes construíam??

    Curtida

  60. Pessoal , a minha dúvida é a mesma da HILANA CARDOSO. Qual o nome do programa que se passava numa ilha, tinha uma radio , os pernsonagens usavam roupa de banho. Parece que tinha uma música do Paralamas (?) na abertura do programa. Obrigado

    Curtida

  61. queria saber de uma serie que se passava na cultura de um povo que morava numa ilha e eles tinham os cabelos coloridos essa serie e bem antiga se souberem informe quero baixar pra mim assistir.
    Obrigado

    Curtida

  62. Puxa, estava procurando por um seriado Australiano que passava na hora do almoço aos Domingos e não conseguia nem lembrar do nome, fiz contato com a Tv Cultura e ele não conseguiram encontrar, alegando que minhas informações não eram suficientes para localizar o meu pedido, e fuçando na net, encontrei este blog e graças á memória do pessoal consegui finalmente: é o Sky Trackets na resposta do Luan, acessei o link no youtube e achei o que eu queria. Infelizmente a Tv Cultura deixou de apresentar programas educativos de verdade, deveriam reprisar pois foram importantes e tenho certeza que formaram muitas cabeças boas com esses programas, Adoro Astronomia e esse seriado foi muito importante pra mim, adorava as histórias e a paisagem da Australia com aquelas antenas enormes e lindas enfileiradas. Valeu Amigos, este blog está no meu favoritos. Abraços!

    Curtida

  63. Olá!
    Vcs lembram de um seriado brasileiro que tinha um velhinho que cria uma robô feita de sucata, também tinha umas crianças. Ele morava num sítio e tinha um carro velho cheio de sucata.

    Curtida

  64. Gente, alguém lembra do nome de um programa infantil que passava na TV Cultura nos anos 90? O programa era bem curto e mostrava o nascimento e desenvolvimento de animais, a cada episódio era uma espécie diferente. Na abertura tinha um jingle bem peculiar e mostrava de maneira rápida o animal filhotinho, crescendo e virando adulto.
    Alguém lembra?

    Curtida

  65. Galeraaa…lembro bem de toda a sequencia que eu assistia na tv cultura, começa com o ra-tim-bum e glub – glub, depois tinha o x-tudo, aí passava doug, vinha as aventuras de tin tin e em seguida UM DESENHO QUE GOSTARIA MUITO DE SABER O NOME, A ABERTURA ERA DE UM BICHINHO (NÃO LEMBRO QUAL) SUBINDO PRO CÉU DENTRO DE UMA BOLHA (ACHO QUE É ISSO), eu gostava muito mesmo, mas como era pequeno não me lembro o nome, após esse desenho passava o CASTELO RA-TIM-BUM e finalizava a noite com ANOS INCRIVEIS (o melhor na minha opinião)….caraca que emoção lembrar de tudo isso!!!..ABRAÇO A TODOS

    Curtida

  66. alguem lembra de um desenho de uma velhinha que socorria os outros ,quando alguem estava em apuros,e gritava socorro vovó,e ela ia voando num balao motorizado,esse desenho passava nos anos 90 a tarde.

    Curtida

  67. Demais, cara! O Mundo de Beackman devia reprisar. Eu assistia sempre. Doug, então! Antes de passar para o SBT e antes de ser comprado pela Disney… Sem falar em Bambalalão… Puxa!!! Como disse Carlos Nascimento: Nós já fomos mais inteligentes.

    Curtida

  68. Meu filho tinha 1ano em 2006 quando passava todos os dias na hora do almoço uma apresentação de três orientais que faziam uma ginástica bem bobinha para criança mesmo, e ele adorava. Queria saber o nome??? alguém me ajuda????

    Curtida

  69. Os olhos encheram d’agua quando li sobre os desenhos da minha infancia não tem nada melhor que relembrar… Seria bom se por um dia a cultura passasse esses desenhos de novo. Desenhos como ” os animais dos bosques dos vintens” foi o melhor de todos ate hj choro quando ouço a musiquinha! “piter rabte” tbm foi otimo “historias do velho urso” passava aos sabados a tarde e tem tbm “o gato zap” ,” os pequeninos” entre outros como foi bom viver essa epoca obrigado TV Cultura.

    Curtida

  70. Muito bom mas como se chamava um desenho que os animais montavam um cinema e assistiam desenhos deles mesmo os vagalumes iluminavam a tela a abertura começava com as estrelas esse desenho passava na cultura?

    Curtida

  71. olá meu nome é Camila hoje estou com 25 anos de idade,amei ter visto e relembrados esse tempo bom da tv cultura,sei que faltam muitos desenhos animados e muita programaçao ainda,me emocionei em ter visto estes,gostaria muito de ver mais deles outra vez pra relembrar,pois é muito bom relembrar de uma época maravilhosa e poder mostrar para o meu sobrinho filho de meu irmao Rafael hoje com 23 anos que também acompanhava os desenhos da cultura comigo,peço por favor q coloquem mais da programaçao daquela época,desde já agradeço,pois é muito gratificante tudo isso,grande abraço com carinho!!!!

    Curtida

  72. Qual o nome do programa que os bebês nasciam de um repolho ???? Eu andei lendo os comentários aqui mas não encontrei !!! Se eu não me engano era da cultura porque eu assistia muito quando era criança !!!! Rs

    Curtida

  73. Alguém sabe?
    Vocês se lembram do nome? Passava na TV cultura um programa de marionetes japonesas e eu amava demais. Falava de uma menino humano que mora em uma montanha de monstros e sua professora é a rainha das fantasmas que quando ela estava brava o rosto dela se transformava.Nunca me lembrei do nome…

    Curtida

  74. Ola gostaria de saber se alguem lembra de um desenho que dava acho que na cultura anos 90 que uma senhorinha no inicio saia de elicoptero de casa resolvia casos da antes ou depois do cocorico ….obrigado me avizem por email…valew

    Curtida

  75. queria saber como era o nome do programa que tinha 3 bonecos um de cabelo verde outro de cabelo azul e uma boneca de cabelo vermelho , lembro que a boneca falava espanhol e tinha uma bolsa magica que saia tudo de dentro dela que eles pedissem …. queria saber como e o nome esqueci

    Curtida

    1. Genteee ja procurei tanto esse desenho que tava começando achar que era imaginario rsrsrs Se alguem souber o nome me ajude. Preciso muuuito veer de novo.

      bjs Anos 90 melhor infância

      Curtida

  76. Oi, alguem poderia me dizer o nome de um desenho que passava na cultura na decada de 90 que nele tinha criaturas verdes e o chefe voava numa folha e tinha um cajado, tipo smuft, na floresta e tal…

    Curtida

  77. Eu procuro uma serie de Tv do final dos anos 80, onde todos os personagens eram pessoas reais, menos um, que era um menino de voz rouca e ruivo que era um desenho animado que morava na oficina/marcenaria que funcionava na casa dessas pessoas.
    Alguem sabe?

    Curtida

  78. Gostaria de saber se vcs sabem mais dessa série que passava na TV cultura que era uns fantoches japonês se eu não me engano o nome é As Aventuras de Meuti Conu alguma coisa que era tipo uma escola monstro que. A professora atacava os alunos

    Curtida

  79. Gostaria de saber se alguem sabe pelo amor de deus o nome de um programa q passava n lembro qm q canal ..eu ia a escola de manha mas antes eu assistia ele..UM CQRA EM UMA SALA BRANCA DESENHAVA NO CHAO COM GRAOS DE CAFE, FEIJAO. ARROZ. SOJA..E OUTRAS COISAS. TIPO AÇUCAR. CAFE EM PO..era tao bom…eu amava aquele programa…n sei se o nome dele era ART ATTACK..mas acho q nao..se alguem souber por favor me manda o nome…ADOREI o post parabens a vc q o fez…hj tenho quase 28 wnos e me lembro de cada desenbo. Serie e programa q vcs citaram ai…so esse ai q n me lwmbro…abraços …se alguem quiser me adc no zap..vamos criar um grupo para debater esse assunto…11952572999 podem me adicionar…

    Curtida

  80. Nunca assisti Xuxa.
    Nunca me interessei por Xuxa. Sério. Parece inacreditável, mas sim. eu tava ”cagando” pra Xuxa. Preferia assistir Tv Cultura, ou Mara Maravilha, Eliana ou Mariane. Já Xuxa, não gostava!!! kkkkkk

    E o X-Tudo eu só assisti na época do Gerson de Abreu mesmo. Dps q entrou aquele escroto do Marcos Ribeiro eu não vi mais. Ele ainda disse numa entrevista alguns (meses antes de morrer) q detestava crianças. Ele topou gravar o X-Tudo pq não tinha q gravar COM as crianças.

    Glub Glub eu tmb assisti a primeira versão. Dps fizeram um remake e aí eu já não assisti mais pra ver como ficou.

    Curtida

Comenta aí, buddy! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s